Greve de fome em Leipzig: Protesto contra condições de detenção na Hungria e Türkiye

Greve de fome em Leipzig: Protesto contra condições de detenção na Hungria e Türkiye

Em 14 de junho de 2025, quatro jovens ativistas em Leipzig começaram uma greve de fome. Eles querem chamar a atenção para os termos problemáticos de detenção na Hungria e na Turquia. A greve de fome é projetada por três dias e faz parte de um protesto coordenado internacionalmente que também ocorre em cidades como Frankfurt, Colônia, Basileia, Berlim, Hamburgo e Londres. Felix, um ativista do grupo "Young Lutgle", expressa que as formas convencionais de protesto não são mais suficientes para chamar a atenção para as queixas.

O pano de fundo do protesto é Maja T., que é acusado, por ter se envolvido em ataques à "honra" do extremista à direita em Budapeste em fevereiro de 2023. Maja é acusado de usar morcegos e spray de pimenta, que viola várias pessoas. Após o incidente, ela mergulhou e foi finalmente presa na Alemanha em dezembro de 2023. Foi entregue à Hungria em junho de 2024, apesar de uma aplicação urgente que o Tribunal Constitucional Federal rejeitou. As autoridades justificaram a entrega urgente com a preocupação com a possível interrupção.

Preocupações do estado de direito e condições de detenção

O escritório do promotor geral de Berlim pede a decisão de oferecer com o medo de que os protestos possam ocorrer no caso de um retorno à Alemanha. O blog constitucional criticou o comportamento das autoridades como "ao contrário da lei", principalmente em vista da dúvida sobre a concessão de proteção para pessoas não bilosa na Hungria. Maja ameaçam até 24 anos de prisão; Seu processo está em execução desde fevereiro de 2025.

Maja T. está sob custódia desde sua prisão e agora iniciou a greve de fome em protesto contra as condições que ela descreve como desumana. Reclama de isolamento, acesso restrito a alimentos e queixas higiênicas. As autoridades húngaras expressaram dúvidas sobre a seriedade de sua greve de fome. Seu advogado está planejando medidas legais contra as condições de detenção.

Críticas internacionais da Hungria e da Turquia

As condições de detenção no Judiciário Húngaro não são apenas criticadas por Majá. O governo húngaro rejeitou as alegações, embora o Parlamento Europeu em 2024 estivesse preocupado com a escavação da democracia e dos direitos fundamentais na Hungria

A greve de fome que acompanha o Leipziger Augustusplatz, e os ativistas enviam cartas para detidos na Hungria e na Turquia. As ações de protesto culminam na noite de sábado em uma demonstração nacional de Antifa em Jena.

A situação de Maja T. e os protestos associados também habilidades são de luz sobre os desafios atuais no sistema jurídico europeu, que são de grande importância para discursos sobre os direitos humanos e as condições de detenção. Informações adicionais sobre o tópico podem ser encontradas nos artigos do Leipziger Internet Zeitung e o tagesschau .

Details
OrtLeipzig, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)