O incrível mini tesouro: moeda de 2.200 anos descoberta em Leipzig-Gundorf!
Um minitesouro de 2.200 anos foi descoberto em Leipzig-Gundorf, que é considerada a moeda mais antiga conhecida na Saxônia.

O incrível mini tesouro: moeda de 2.200 anos descoberta em Leipzig-Gundorf!
Uma descoberta sensacional foi feita em Leipzig-Gundorf: um minitesouro de 2.200 anos, descoberto pelo detectorista Daniel Fest em julho, está causando entusiasmo na comunidade arqueológica. A moeda, que é menor que 1 centavo e pesa apenas dois gramas, é considerada a moeda mais antiga conhecida na Saxônia. Quando foi examinado pelo Departamento de Arqueologia do Estado de Dresden, foi determinado que se tratava de um quarto de estado, cuja frente mostra uma cabeça de animal com olhos pronunciados, chifres e testa curvada.
Especial atenção também é dada ao reverso da moeda, que apresenta um anel aberto com pontas espessadas e uma estrela característica com cantos arredondados. Moedas comparáveis que vêm da área de assentamento celta do norte da Boêmia datam do século III aC. A Ministra da Cultura, Barbara Klepsch, elogiou a cooperação entre os detectoristas e o Escritório de Arqueologia do Estado da Saxônia e enfatizou a importância de tais descobertas para o patrimônio cultural da região. A apresentação do achado aconteceu na segunda-feira.
Informações valiosas sobre a história
A descoberta não só tem significado arqueológico, mas também levanta novas questões sobre a história da região. Tais descobertas são importantes para uma melhor compreensão das conexões comerciais e culturais na antiga Saxônia. O mini-tesouro poderia fornecer informações sobre como as sociedades celtas estavam organizadas e quais rotas comerciais utilizavam.
Além desta descoberta histórica, há esforços para intensificar ainda mais o intercâmbio e a colaboração entre detectoristas amadores e arqueólogos profissionais. Descobertas como a de Leipzig-Gundorf são importantes não só para os especialistas, mas também para o público em geral, que demonstra cada vez mais interesse pela arqueologia.
 
            