Evelyn Richter: Uma viagem fotográfica à alma russa em Leipzig
A exposição “Light in the Dark” no MdbK Leipzig mostra as impressionantes fotografias de Evelyn Richter e documenta sua visão única da vida ortodoxa.

Evelyn Richter: Uma viagem fotográfica à alma russa em Leipzig
Encontrar uma parte muitas vezes oculta da vida das pessoas é o foco da última exposição no Museu de Belas Artes de Leipzig (MdbK). Ele fornece informações sobre o trabalho da importante fotógrafa da RDA, Evelyn Richter, conhecida por suas imagens estéticas que documentam a vida longe da propaganda pública. Sob o título "Evelyn Richter. Luz no Escuro", a exposição mostra uma coleção de fotografias coloridas de Richter que ela tirou durante sua última viagem à Rússia, em abril de 2012, no Mosteiro Pafnuti, em Borovsk. Esta viagem marcou um destaque pessoal na carreira criativa de Richter, que ela sempre combinou ao longo da sua impressionante carreira com uma profunda curiosidade pela “alma russa”, que ela associou à fé ortodoxa e à Paixão de Cristo [MDR].
A exposição, com curadoria de Jeanette Stoschek, mostra os momentos de imersão mística em que fiéis e monges são capturados na oração e na humildade. As fotografias de Richter evocam memórias das obras dos realistas russos do século XIX, particularmente as de Ilya Repin. Além disso, a exposição documenta a criação da série Pafnuti e apresenta algumas obras que são apresentadas publicamente pela primeira vez. Richter já tinha feito a sua primeira viagem a Moscovo em 1957, o que moldou a sua fascinante relação com as igrejas frequentemente fechadas da região.
Uma vida para a fotografia
Evelyn Richter, nascida perto de Bautzen em 1930 e falecida em Dresden em 2021, cresceu num ambiente protestante que moldou a sua visão da fé. Este fascínio religioso é claramente visível no seu trabalho. Aprendeu a tirar fotografias em museus e durante as suas viagens, especialmente diante dos ícones e imagens religiosas que muitas vezes ficavam escondidos durante a era socialista. A sua representação de pessoas neste contexto levou a um projeto de longo prazo que se concentra nos visitantes do museu. Durante a sua última visita a Moscovo, Richter foi autorizada a assistir a um serviço religioso de Páscoa em igrejas e mosteiros restaurados, o que lhe deu uma nova perspectiva sobre o seu desejo de longa data de capturar a religiosidade vivida na Rússia, e capturar este esplendor da cor foi conseguido com a sua decisão consciente de tirar fotografias a cores, como confirma o site MdbK: mdbk.de.
A exposição no MdbK, que inclui obras de mais de cinquenta anos, não só apresenta as fotografias coloridas da série Pafnuti, mas também liga a génese da obra de Richter e o contexto político em que viveu. Temas políticos, como a imagem definidora de uma mãe furiosa em frente ao portão de um mosteiro em 1989, deixam clara a profundidade do seu envolvimento com o mundo. As cores lindas e quentes que ela capturou contrastam com as circunstâncias políticas muitas vezes difíceis de sua época.
"Evelyn Richter. Light in the Dark" permanece não apenas uma exploração visual de sua arte, mas também um poderoso testemunho de sua vida e obra, que dá um rosto à história e às pessoas na Alemanha Oriental e nos arredores. Graças à Ostdeutsche Sparkassenstiftung, o Arquivo Evelyn Richter do MdbK conseguiu adquirir o importante conjunto de obras e, assim, transportar uma parte importante da fotografia contemporânea para o futuro.