Dorothee Elmiger: Triunfo literário e nova edição de SpeakEasy”!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dorothee Elmiger, vencedora do German Book Prize 2025, apresenta seu novo romance no evento “SpeakEasy” na UT Connewitz.

Dorothee Elmiger, Gewinnerin des Deutschen Buchpreises 2025, präsentiert ihren neuen Roman bei der „SpeakEasy“-Veranstaltung im UT Connewitz.
Dorothee Elmiger, vencedora do German Book Prize 2025, apresenta seu novo romance no evento “SpeakEasy” na UT Connewitz.

Dorothee Elmiger: Triunfo literário e nova edição de SpeakEasy”!

Em 19 de outubro de 2025, Dorothee Elmiger foi homenageada como vencedora do Prêmio Alemão do Livro. Seu romance “As Mulheres Holandesas” convenceu o júri com uma história emocionante sobre um grupo de teatro que segue a trilha de duas mulheres holandesas desaparecidas na selva sul-americana. As histórias que o grupo partilha entre si dizem respeito a temas profundos, como a descida das pessoas ao seu “oposto mais sombrio”. O júri descreve a linguagem de Elmiger como obscura e seu estilo como uma mistura de distância e fascínio.

O evento acontecerá no âmbito do Outono Literário de 19 a 26 de outubro de 2025. Devido às multidões esperadas, o evento foi transferido do Cammerspiele para o novo local UT Connewitz, a apenas dois minutos a pé. Todos os ingressos já adquiridos permanecem válidos. O Outono Literário promete inúmeras leituras e eventos que irão atrair os amantes da literatura.

O retorno do “SpeakEasy”

No dia 25 de outubro de 2025, Elmiger aparecerá no programa “SpeakEasy”, que está passando por uma nova edição sob moderação de Rebecca Maria Salentin – conhecida do programa anterior “The Badly Painted German Flag”. Aqui Elmiger apresentará seu premiado romance “The Dutch Women”, publicado pela Carl Hanser Verlag. O romance trata dos temas explosivos de pessoas, monstros, medo e violência, bem como do fracasso das narrativas.

Uma olhada no júri e na lista restrita

O júri do Prêmio Alemão do Livro 2025 foi composto por personalidades de renome, incluindo Laura de Weck, porta-voz do júri, e membros como Maria Carolina Foi da Universidade de Trieste e Jürgen Kaube do Frankfurter Allgemeine Zeitung. Este ano, Elmiger venceu vários candidatos fortes cujos trabalhos estavam na lista:

  • Kaleb Erdmann: „Die Ausweichschule” (park x ullstein, Juli 2025)
  • Jehona Kicaj: „ë“ (Wallstein Verlag, Juli 2025)
  • Thomas Melle: „Haus zur Sonne“ (Verlag Kiepenheuer & Witsch, August 2025)
  • Fiona Sironic: „Am Samstag gehen die Mädchen in den Wald und jagen Sachen in die Luft“ (Ecco Verlag, März 2025)
  • Christine Wunnicke: „Wachs“ (Berenberg Verlag, März 2025)

Na noite da cerimônia de premiação, uma foto de imprensa de Dorothee Elmiger estará disponível em www.boersenverein.de/pressefotos por volta das 20h30.

A homenagem de Elmiger não é apenas mais um marco em sua carreira, mas também um importante evento para a literatura na Alemanha, que chama a atenção para a diversidade e temas importantes dos jovens autores.