Bach Festival Leipzig 2025: O Fausto de Goethe encontra as obras-primas de Bach!
O Leipzig Bach Festival 2025 celebra o “Fausto” de Goethe com música de Bach na adega de Auerbach. Apresentações de 15 a 17 de junho.

Bach Festival Leipzig 2025: O Fausto de Goethe encontra as obras-primas de Bach!
Em 9 de junho de 2025, isso é emocionante Festival de Bach em Leipzig com uma programação muito especial. O tema deste ano é sobre teatro musical. O intendente Michael Maul apresenta um destaque do festival com “Bachs Faust”, que celebra os 500 anos do tradicional restaurante “Auerbachs Keller”. Este local histórico, que Johann Wolfgang von Goethe mencionou em sua famosa cena da adega de “Fausto”, torna-se o local original da apresentação.
“O Fausto de Bach” combina a obra dramática de Goethe com a música de Johann Sebastian Bach. Maul enfatiza que os elementos musicais das composições de Bach se ajustam perfeitamente aos textos de Goethe. A ideia extraordinária vê Bach não apenas como compositor, mas também como acompanhante musical e comentarista da primeira parte de “Fausto”. Este conceito é aprofundado pela performance no local histórico, onde o público pode mergulhar no mundo de Fausto.
O desempenho e o elenco
A produção acontece no tradicional “Auerbachs Keller”, onde os hóspedes podem esperar um destaque culinário na forma de um menu cordon bleu antes da apresentação. O evento em si dura cerca de 120 minutos e contém um enredo resumido. Burghart Klaußner assume o papel do Doutor Faustus, enquanto Frank Arnold aparece como Mephisto. São apoiados por Lea Ruckpaul e um impressionante conjunto que torna profundamente tangível a ligação entre música e drama com corais como “Christ ist erstanden” e “Dies irae”.
As datas de apresentação estão marcadas para 15 e 16 de junho de 2025 e 17 de junho. Detalhes sobre cada apresentação podem ser encontrados no site oficial do festival.
Um festival de transformação
O Leipzig Bach Festival 2025 tem como lema “Transformação”. Neste contexto, o festival ilumina processos de transformação na obra de Johann Sebastian Bach e apresenta formatos de concertos tradicionais e experimentais, incluindo uma experiência inovadora de realidade aumentada. Artistas proeminentes como John Eliot Gardiner, Miriam Feuersinger e o renomado Coro São Tomás Leipzig estão incluídos nas festividades, sendo estes últimos que abrem o festival.
A interação entre música, teatro e contexto histórico faz do Festival de Bach uma experiência única que não só atrai os amantes da música clássica, mas também inspira um público mais amplo sobre a arte e a história cultural de Leipzig.