Palavras leves: palavras em Leipzig – palavras iluminam a história da fuga

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A instalação luminosa “Lichtw:orte” em Leipzig, de 3 a 9 de novembro de 2025, concentra-se na fuga e no refúgio em espaços públicos.

Lichtinstallation „Lichtw:orte“ in Leipzig vom 3. bis 9. November 2025 thematisiert Flucht und Zuflucht im öffentlichen Raum.
A instalação luminosa “Lichtw:orte” em Leipzig, de 3 a 9 de novembro de 2025, concentra-se na fuga e no refúgio em espaços públicos.

Palavras leves: palavras em Leipzig – palavras iluminam a história da fuga

Em Leipzig, o exame multifacetado do passado e do presente pode ser experimentado em toda a sua glória a partir de 3 de novembro de 2025. Como parte do projeto "Lichtw:orte. Leipziger Lichtlyrik", a fachada do arranha-céu da cidade na Augustusplatz está sendo transformada em uma impressionante obra de arte. A instalação, que estará exposta diariamente a partir das 17h. Às 22h, apresenta trechos de poemas visualmente encenados sobre os temas “fuga e refúgio”.

A iniciativa foi lançada pela Prof. Kerstin Preiwuß e é uma cooperação entre o Instituto de Literatura Alemã de Leipzig e o Museu Alemão do Livro e da Escrita da Biblioteca Nacional Alemã. Poemas de poetas de Leipzig, incluindo Özlem Özgül Dündar e Anja Utler, funcionam como “obstáculos luminosos” que enriquecem a paisagem urbana e estimulam o pensamento.

Uma celebração de poesia e memória

O prefeito Burkhard Jung fará um discurso de boas-vindas na abertura, no dia 5 de novembro, às 18h. Os aspectos centrais da instalação de luz são a liberdade de palavras e a memória da perseguição e do sofrimento de tempos passados. A instalação estabelece pontos focais semanais que abordam a própria cultura, os movimentos de refugiados e a experiência de estrangeiros. A noite do pogrom de 9 de novembro de 1938 também é homenageada na apresentação para apelar à responsabilidade com a memória.

É dada especial atenção aos poemas apresentados na instalação. Um código QR servirá de link para os visitantes da página inicial do projeto, onde poderão ser encontrados poemas completos e antecedentes biográficos. Um livro de visitas online também será criado, onde os espectadores poderão compartilhar suas idéias e reações.

Relembrando a história judaica

O projeto de arte luminosa será executado paralelamente a outra instalação que enfoca a história judaica de Leipzig. A instalação de luz “Traces” foi fundada em 2023 e também estará em exibição em novembro de 2025. Esta instalação marca 14 locais de antigas sinagogas e casas de oração em Leipzig e pretende relembrar simbolicamente a vida dos cidadãos judeus que moldaram a cidade. O contexto histórico é assustador: em 1925, cerca de 13.000 cidadãos com raízes judaicas viviam em Leipzig, enquanto depois da Segunda Guerra Mundial restavam apenas 14 judeus na cidade.

A instalação iluminará memórias da vida judaica onde antes existiam sinagogas e inclui, entre outras coisas, o poema “Fuga da Morte” de Paul Celan. Os pilares que representam estas obras de arte comemorativas começam a brilhar ao entardecer e fornecem informações sobre os locais históricos. Este evento é realizado anualmente em novembro para comemorar os pogroms de 1938.

Ambos os projetos, "Lichtw:orte. Leipziger Lichtlyrik" e a instalação luminosa "Traces", dão um contributo significativo para o envolvimento cultural com a história da cidade e permitem aos cidadãos manter vivas as suas memórias. Eles não oferecem apenas um espaço de reflexão, mas também de intercâmbio sobre o passado e a responsabilidade de hoje para com a sociedade.

Para os cidadãos e visitantes de Leipzig, o evento será um significativo raio de esperança na época negra e um sinal do compromisso de não deixar que as memórias sejam esquecidas. Visite o site dos projetos para mais informações: Informações sobre Leipzig e Nina Jurk.