Tragédia no futebol: Jota e irmão morrem em acidente na Espanha

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Acidente trágico: Os jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva morreram num grave acidente automobilístico em Espanha. Torcedores e clubes lamentam.

Tragischer Unfall: Die Fußballer Diogo Jota und André Silva starben bei einem schweren Autounfall in Spanien. Fans und Klubs trauern.
Acidente trágico: Os jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva morreram num grave acidente automobilístico em Espanha. Torcedores e clubes lamentam.

Tragédia no futebol: Jota e irmão morrem em acidente na Espanha

O mundo do futebol está de luto por Diogo Jota e pelo seu irmão André, falecidos num trágico acidente de viação em Espanha, na quinta-feira. O incidente ocorreu na A-52, na província de Zamora, quando o Lamborghini deles saiu da estrada e pegou fogo. Ainda não está claro quem estava ao volante no momento do acidente. Diogo Jota estava a caminho de Santander para apanhar um ferry de regresso à Grã-Bretanha depois de ter sido submetido a uma pequena cirurgia. Deixa a esposa Rute Cardoso e três filhos.

A dupla, que jogou junta pelo FC Porto em 2016/17 e também fez parte da seleção portuguesa, casou-se recentemente. Jota, de 28 anos, e André, que completou 25, estiveram nos últimos dias na Espanha para umas curtas férias. Foto relata a emocionante participação de André Silva e da sua esposa Maria no velório em Gondomar, Porto, onde prestaram as últimas homenagens aos amigos falecidos.

Reações do mundo do futebol

A notícia da morte de Jotas e Silva chocou a comunidade do futebol. O Liverpool FC recorreu às redes sociais para expressar o seu profundo pesar pela perda do talentoso atacante, que disputou 182 jogos e marcou 65 golos durante a sua passagem pelos Reds. Jota ficou conhecido por suas conquistas, incluindo a conquista da Copa da Inglaterra, da Copa Carabao e da chegada à final da Liga dos Campeões. A sua carreira foi ainda coroada por vitórias na UEFA Nations League de 2019 e 2025 com Portugal. Paralelamente, a associação portuguesa também manifestou a sua solidariedade enviando condolências às famílias e clubes afetados.

A tragédia também está sendo reconhecida pela UEFA e pela FIFA. Estão previstos momentos oficiais de silêncio durante os jogos do Campeonato Europeu Feminino, bem como uma expressão de luto durante o Mundial de Clubes. O ex-técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, e o companheiro de seleção Cristiano Ronaldo também compartilharam sua tristeza e condolências pelos enlutados. O jornal New York Times destaca o quão profundamente o mundo do futebol é afetado por esta tragédia.

Em meio a esse momento difícil, Maria, esposa de André Silva, procurou os fãs e deixou claro em um emocionante post no Instagram que os relatos sobre o marido não são verdadeiros. Pediu apoio às famílias dos falecidos e manifestou a sua tristeza com memórias pessoais de Diogo Jota e do irmão. André Silva, por sua vez, relembrou os momentos que partilharam no Instagram e disse que Jota fará sempre parte das suas memórias. “A vida é frágil e não há palavras para a dor”, partilhou. Isso mostra o quão fortes são os laços entre os jogadores e suas famílias.

O luto por Diogo Jota e André Silva não é apenas pessoal para amigos e familiares, mas também para os seus clubes, companheiros e adeptos. A perda certamente deixará uma impressão duradoura nos próximos dias e semanas. Resta saber como os clubes e associações irão comemorar adequadamente esta dolorosa perda.