Munique em crise: extremismo de direita e álcool depois da meia-noite!
Thekla Andresen relata as suas experiências com a toxicodependência e os desafios atuais em Munique, enquanto a AfD e as tendências extremistas de direita estão cada vez mais em discussão pública.

Munique em crise: extremismo de direita e álcool depois da meia-noite!
No dia 19 de agosto de 2025, Munique estará no centro de um evento que poderá influenciar o cenário político da Baviera. Martin Sellner, uma figura proeminente no movimento identitário e conhecido pelas suas opiniões de extrema-direita, apareceu num escritório da Alternativa para a Alemanha (AfD) depois de lhe ter sido recusada a entrada num evento em Augsburgo. Isto levanta questões sobre as ligações entre a AfD e a extrema direita, que são reforçadas pelas actuais observações do Gabinete Federal para a Protecção da Constituição. O Gabinete Federal para a Protecção da Constituição vê esta aparição como uma indicação séria de uma estreita aliança entre a AfD e a cena de direita Jornal do sul da Alemanha relatado.
Numa reavaliação abrangente da AfD, que teve lugar em 2 de Maio pelo Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, descobriu-se que a AfD da Baviera está actualmente sob maior escrutínio. Alto Rádio Bávara Espera-se que a observação seja alargada à medida que mais e mais membros da AfD sejam alvo das autoridades de segurança. O Secretário de Estado Sandro Kirchner explicou a uma Comissão do Interior do Parlamento do Estado da Baviera que o realinhamento político em situações de crise é percebido pelos cidadãos como desestabilizador.
Aumento da observação da AfD
Os Verdes no parlamento estadual exigem agora consequências para os membros da AfD na função pública. Neste contexto, foi também expressa a ideia de incluir a AfD na lista das organizações extremistas. Isto resultaria em medidas legais e disciplinares para funcionários pertencentes à AfD. No que diz respeito às declarações públicas, Kirchner confrontou a direcção da AfD com alegações que vão desde rótulos racistas até à difamação de pessoas com origem migrante.
Outros eventos em Munique
No entanto, os desenvolvimentos políticos não são as únicas notícias que moldam a cidade de Munique. A prefeitura suspendeu recentemente a proibição noturna da venda de cerveja no bairro universitário. A partir de sexta-feira, os quiosques poderão voltar a vender bebidas alcoólicas a partir das 22h, sendo necessárias medidas adicionais para manter a ordem no local.
Além desses acontecimentos, também há relatos preocupantes de crimes na cidade. Um reformado de 65 anos foi vítima de um burlão e perdeu 110.000 euros depois de ser encurralado por chamadas de pressão. Além disso, um réu de 31 anos foi condenado a vários anos de prisão por fraude relacionada a supostos investimentos em Bitcoins e plantas de cannabis. Um acidente de trânsito na Gärtnerplatz e o acidente fatal de um ciclista em Neuperlach também levantam questões sobre a segurança pública.
Resta saber como os desenvolvimentos políticos e sociais em Munique e na Baviera continuarão a desenrolar-se. Em particular, as observações do Gabinete Federal para a Protecção da Constituição relativamente à AfD poderiam trazer uma nova dimensão à discussão política.