Investimentos para proteção contra inundações: Acher estará preparado para o futuro!
O ministro do Meio Ambiente, Thekla Walker, visitou o Acher em 15 de agosto de 2025 para verificar os projetos e investimentos de proteção contra inundações.

Investimentos para proteção contra inundações: Acher estará preparado para o futuro!
Como parte de sua turnê de verão, o ministro do Meio Ambiente, Thekla Walker, visitou o Acher e descobriu medidas abrangentes de proteção contra inundações. Esses investimentos são de grande importância, pois mais de 50 milhões de euros em ativos reais devem ser protegidos pelo projeto. Bernd MettenLeiter, membro do Parlamento do Estado do distrito eleitoral de Kehl, usa um comunicado à imprensa para enfatizar a importância das medidas e informar o público sobre o progresso. Os projetos de proteção contra inundações no Acher foram particularmente visitados na área de Severinstraße e na estação de trem Achern, enquanto representantes da empresa estadual Waters explicaram os objetivos do projeto.
Com os custos totais de mais de 17 milhões de euros, o projeto de proteção contra inundações no ACHER é o maior fora do programa integrado do Reno na região de Freiburg. Os principais objetivos das medidas são a proteção contra uma inundação de cem anos (HQ100) e a atualização ecológica do rio. Mettenleiter enfatizou que os investimentos em proteção contra inundações valem a pena em caso de dano. Como memória, é feita referência à inundação devastadora em 2019, na qual as barragens foram sobrecarregadas na estrada.
Medidas e aspectos ecológicos
As medidas planejadas incluem o alargamento e o aprofundamento do leito do rio, a atualização e o aumento do isolamento da inundação, bem como a construção de um novo dique. Essas mudanças estruturais devem não apenas melhorar a proteção dos assentamentos e da infraestrutura, mas também permitir um design natural das zonas bancárias e a melhoria dos habitats para a flora e a fauna da região. Também é garantido que as medidas sejam realizadas de acordo com a diretiva da estrutura de água da UE. A cidade de Achern participa do custo total do projeto, com cerca de 20 %.
Essas iniciativas são particularmente importantes contra o fundo do aumento do risco de inundação devido às mudanças climáticas. Os cientistas descobriram que as chuvas extremas parecem cada vez mais intensamente intensamente em todo o mundo desde a década de 1950, o que também é evidente na Alemanha. A temperatura média na Alemanha aumentou desde 1881 e em 2023 o ano mais quente foi de 10,6 graus desde o início das gravações. Esses desenvolvimentos aumentam a probabilidade de fortes chuvas e eventos de inundação, e é por isso que medidas efetivas de proteção contra inundações estão se tornando cada vez mais importantes para amortecer futuros desastres. Nesse contexto, também devem ser observadas as experiências dos eventos devastadores de inundação nos últimos anos.
Com as melhorias no ACHER, não apenas a proteção contra inundações é aumentada, mas também destinada a efeitos ecológicos de longo prazo. A conversão de açude para promover caminhadas de peixes e a criação de solavancos naturais é promovida a biodiversidade da região. Em vista do crescente número de eventos climáticos extremos, como recentemente na Espanha ou em outros países europeus, o desenvolvimento de estratégias eficazes de proteção contra inundações é uma importante preocupação social.