Baden-Württemberg: Os municípios recebem uma mão livre para embalagens de impostos!

Baden-Württemberg: Os municípios recebem uma mão livre para embalagens de impostos!

Tübingen, Deutschland - O estado de Baden-Württemberg oferece aos municípios liberdade para tomar suas próprias decisões sobre a introdução de um imposto sobre embalagens sobre embalagens descartáveis. O ministro do Meio Ambiente, Thekla Walker, enfatiza que as cidades e os municípios sabem melhor como eles podem lidar com as crescentes quantidades de desperdício. Por outro lado, a situação na Baviera é diferente, pois não há licenças para impostos de embalagem municipal são concedidos lá. O governo da Baviera considera que esse regulamento é muito complicado e estressante para as empresas.

Conforme relatado pelas mensagens Stuttgart, os municípios em Baden-Württemberg podem introduzir impostos sem permissão do governo do estado. Isso foi recentemente fortalecido pelo Tribunal Constitucional Federal, que declarou o estatuto de imposto sobre embalagens da cidade de Tübingen, conforme permitido em novembro de 2024. Mesmo que a maioria das cidades em Baden-Württemberg ainda não tenha um imposto de embalagem, e a taxa de imposto de alimentação de um imposto que já houver um contêiner em que há um contêiner de que um contêiner de uma taxa de imposto de alimentação.

quantidades crescentes de desperdício e desafios municipais

Os municípios de Baden-Württemberg enfrentam o desafio de gerenciar os custos crescentes de descarte e exigindo que os causadores de lixo sejam convidados a fazer o check-out. O professor Henning Wilts, do Instituto Wuppertal, ressalta que a quantidade de resíduos de embalagens plásticas dobrou per capita nos últimos 30 anos. Todos os anos, cerca de 320.000 xícaras descartáveis ​​são jogadas fora na Alemanha.

A taxa reutilizável de bebidas aumentou de 4% para 7%, mas os restaurantes de fast food atualmente oferecem alternativas reutilizáveis ​​desde 2023. No entanto, a conscientização dessas ofertas reutilizáveis ​​ainda é baixa para os clientes. Wilts enfatiza que as soluções reutilizáveis ​​são realmente úteis se for definido como energias renováveis ​​durante o transporte e a limpeza. Até 2045, sistemas reutilizáveis ​​devem ser estabelecidos em toda a Alemanha.

Requisitos da UE e desenvolvimentos futuros

De 2025, duas inovações essenciais sobre embalagens plásticas entram em vigor. Os regulamentos de embalagem da UE (PPWR) prescreverão uma parcela mínima do material de reciclagem com o objetivo de reduzir quantidades de resíduos e fortalecer a economia circular. A partir de 2030, certas embalagens plásticas devem ter uma reciclagem de 35%e até 2040 aumenta para 65%. Seis formatos de embalagem também são proibidos, incluindo sacos de cinta de plástico muito leves e embalagens descartáveis ​​para frutas e legumes frescos.

O Tribunal Constitucional Federal também decidiu que os municípios podem cobrar impostos de embalagens locais. Isso corresponde à decisão de 27 de novembro de 2024. Por exemplo, desde 2022, a cidade de Tübingen aumentou um preço de 50 centavos, apesar da queixa de uma cadeia de fast food, que argumentou que o imposto é uma proibição factual de embalagens descartáveis. No entanto, o tribunal rejeitou esta lei

Os desenvolvimentos em Baden-Württemberg refletem uma tendência maior que vai da UE e dos municípios para soluções de embalagens sustentáveis ​​e menos desperdício. Com os novos regulamentos e impostos, a pressão sobre as empresas aumentará para usar embalagens mais ecológicas e para neutralizar o desafio da poluição plástica.

Details
OrtTübingen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)