Tempo 30 para mais segurança: Kolmstrasse em Stötteritz está ficando mais silenciosa!
A partir de 16 de junho de 2025, o limite de velocidade na Kolmstrasse em Stötteritz será de 30 para reduzir o ruído e melhorar a segurança no trânsito.

Tempo 30 para mais segurança: Kolmstrasse em Stötteritz está ficando mais silenciosa!
A partir de 16 de junho de 2025, um trecho da Kolmstrasse em Leipzig-Stötteritz se tornará uma zona 30. Com esta medida, a cidade de Leipzig reage aos níveis por vezes muito elevados de poluição sonora que foram identificados nesta área. De acordo com um comunicado recente da cidade, os níveis de ruído relacionados com o trânsito são de 65 decibéis durante o dia e 55 decibéis à noite, o que está acima do limite da cidade. Esses valores não são apenas desagradáveis, mas também podem trazer consequências para a saúde dos moradores.
A seção afetada se estende entre Commander-Pendel-Allee e Holzhäuser Straße. A medida foi decidida em nome do Conselho Consultivo do Distrito Sudeste da Cidade e visa, em particular, aumentar a segurança nas proximidades da Escola Franz Mehring e da piscina. Velocidades mais baixas devem reduzir significativamente o risco de acidentes para estudantes, pedestres e ciclistas, relata lvz.de.
Objectivos do plano de acção contra o ruído
A introdução deste limite de velocidade insere-se no contexto do terceiro processo de atualização do plano de ação da cidade sobre o ruído. Neste plano, foram identificados 32 focos de ruído urbano, incluindo a Kolmstrasse. O objetivo do plano é reduzir o ruído ambiental e introduzir medidas específicas contra o ruído, que são necessárias devido às regulamentações nacionais e aos requisitos da UE.
No total, o actual plano de acção contra o ruído propõe 21 medidas para reduzir o tráfego automóvel e comercial. Essas sugestões incluem, entre outras coisas, a instalação de radares adicionais, a adaptação de semáforos e o uso de placas de LED para controle de trânsito. Também está planejado o uso de asfalto com otimização de ruído em futuros canteiros de obras, a fim de minimizar ainda mais a poluição sonora, como acrescenta tag24.de. Os custos das actuais obras de implantação da zona de 30 km/h rondam os 3.000 euros.