Dresden fecha as últimas acomodações de asilo em contêineres – o que isso significa?
Dresden está a fechar contentores para acolher asilos devido à diminuição do número de refugiados, enquanto Leipzig está a construir uma nova instalação em Sellerhausen-Stünz.

Dresden fecha as últimas acomodações de asilo em contêineres – o que isso significa?
Dresden fechará todos os seis alojamentos de asilo em contentores no final de 2025. Esta decisão foi tomada porque a cidade regista um declínio significativo no número de refugiados. Para 2023, espera-se que cerca de 1.300 refugiados tenham de ser alojados em Dresden, o que significa um número semelhante ao de 2024. Isto mostra que a necessidade de alojamento temporário diminuiu significativamente, o que é alto não on-line e Sul da Alemanha é um sinal claro da actual situação migratória na região.
Os seis alojamentos de contentores afetados estão localizados nos distritos de Gorbitz, Strehlen, Trachau, Seidnitz, Johannstadt e Niedersedlitz. Estes encerramentos fazem parte de um esforço para utilizar os recursos da cidade de forma mais eficiente e responder à evolução da situação dos refugiados.
Diferentes desenvolvimentos em Leipzig
Ao contrário de Dresden, que está agora a encerrar o seu alojamento de contentores, Leipzig planeia criar novos alojamentos partilhados. A cidade alugou um prédio de apartamentos em Sellerhausen-Stünz por um período de dez anos, que oferecerá espaço para 21 pessoas. No final de março, cerca de 500 pessoas em Leipzig ainda viviam em alojamentos de emergência, inclusive em tendas e numa sala de exposições. Estes desenvolvimentos reflectem as diferentes necessidades regionais em relação ao alojamento de refugiados.
Resta saber como a situação dos migrantes na Saxónia irá evoluir. As medidas que Dresden e Leipzig estão a tomar são cruciais para o bem-estar das pessoas afectadas, bem como para o planeamento a longo prazo do alojamento de refugiados na região. O facto de Dresden poder fechar permanentemente o seu alojamento de contentores pode ser visto como um indicador positivo de uma situação de refugiados mais estável, enquanto Leipzig precisa de expandir as suas ofertas para continuar a apoiar centenas de refugiados.