50 anos de serviço de resgate em Seehausen: um olhar sobre começos heróicos!
Em 2 de maio de 2025, o serviço móvel de resgate de Seehausen comemorou seu 50º aniversário e homenageou seus pioneiros.

50 anos de serviço de resgate em Seehausen: um olhar sobre começos heróicos!
Uma importante celebração aconteceu em Seehausen, onde o serviço móvel de resgate comemorou seu 50º aniversário. Fundado em 2 de maio de 1975, representa um avanço decisivo no atendimento médico de emergência, pois naquela época na RDA havia apenas alguns locais na RDA com ambulâncias atendidas por médicos, como Rostock, Magdeburg e Berlim. Os pioneiros deste serviço de resgate, incluindo o médico de emergência Dr. Walter Fiedler e o operador de transporte de pacientes Klaus-Dieter Müller, tiveram um impacto significativo nos primeiros anos. Relatórios do distrito de Stendal que o Administrador Distrital Patrick Puhlmann entregou um certificado à equipa fundadora por ocasião da celebração.
O evento festivo incluiu um passeio entre o Hospital Seehäuser e a atual estação de resgate, durante o qual o Dr. Fiedler descreveu a história e a conversão de um Barkas B 1000. Esses veículos, antes tripulados por um médico, um operador de transporte médico e uma enfermeira, estavam em sua época equipados com equipamentos médicos, incluindo ventiladores e inaladores, bem como suprimentos médicos. A tripulação tinha treinamento básico em primeiros socorros e vinha principalmente das áreas de anestesia e medicina intensiva.
O compromisso dos pioneiros
Durante a celebração, o Administrador Distrital Puhlmann homenageou o empenho incansável e a humanidade dos pioneiros fundadores, que deram um contributo decisivo para a melhoria dos cuidados médicos na região. Ele destacou que o serviço móvel de resgate é visto como indispensável desde o seu início. Stephanie Bütow, de Johanniteraccident-Hilfe, também participou das discussões para discutir a situação atual do serviço de emergência.
A celebração não apenas olhou para o passado, mas também olhou para o futuro. A antecipação da construção de um novo posto de resgate já é perceptível e é vista como mais um passo para melhorar o atendimento emergencial na região.
O desenvolvimento do serviço de resgate na RDA
Os primórdios do serviço de resgate na RDA foram caracterizados por uma interação entre organizações independentes, incluindo comandos de bombeiros profissionais e de fábrica. Estes iniciaram o transporte de ambulâncias civis e o serviço de resgate. O uso de ambulâncias modificadas (KTW), equipadas com equipamentos médicos especiais, foi generalizado. Como drk-ddr.de descreve, esses veículos, como o Barkas B 1000, consistiam em uma variedade de equipamentos médicos necessários para um atendimento de emergência eficaz.
Os equipamentos incluíam, entre outros, ventiladores, equipamentos de transporte como macas e suprimentos médicos especiais. Estes desenvolvimentos lançaram as bases para o serviço de resgate atual e promoveram a sua melhoria contínua.
O 50º aniversário do serviço de emergência em Seehausen pode, portanto, ser visto como um símbolo do progresso e dos desafios nos cuidados de emergência nas últimas décadas e, portanto, continua a ser uma parte importante da história da saúde da região.