RB Leipzig: 770 milhões para o estádio do futuro!
O RB Leipzig está investindo mais de US$ 770 milhões na modernização de estádios até 2028 para criar uma arena sustentável e favorável aos torcedores.

RB Leipzig: 770 milhões para o estádio do futuro!
O RB Leipzig continua a posicionar-se como um dos pioneiros do futebol alemão, não só através de sucessos desportivos, mas também através de extensos investimentos em infra-estruturas. Com o novo técnico Ole Werner e um elenco totalmente reformulado, o clube passa a ocupar a quarta posição no ranking da Liga dos Campeões. O desenvolvimento do clube também se reflete na abertura de um moderno escritório, que iniciou suas atividades em meados de dezembro e é considerado o mais progressista da Bundesliga. O custo deste novo escritório foi de 60 milhões de euros e oferece espaço para 300 funcionários.
Nos últimos anos, o clube investiu mais de 200 milhões de euros em diversos projetos de infraestruturas. 100 milhões de euros foram destinados à renovação do estádio e 35 milhões de euros à construção de um novo centro de treinos. A ampliação das antigas instalações do BSV Schönau também custou 8 milhões de euros. Todos os investimentos não são financiados por doações ou dinheiro “doado” da Red Bull, mas por empréstimos normais e receitas do clube. Em 2024, o RB Leipzig pagou notáveis 107 milhões de euros em impostos aos governos federal, estaduais e locais.
Ampla modernização do estádio planejada
Um projeto central para o RB Leipzig é a modernização integral da Red Bull Arena, para a qual está previsto um investimento de cerca de 770 milhões de dólares americanos. O objetivo é transformar o estádio numa das arenas mais modernas, sustentáveis e amigas dos adeptos da Europa. A conclusão do projeto está prevista para 2028. A modernização aumentará a capacidade e atenderá às demandas do futebol moderno, criando uma experiência excepcional para torcedores, jogadores e parceiros.
É dada especial atenção ao tema da sustentabilidade. Funções como materiais de construção ecológicos, conceitos energéticos inovadores como energia solar, sistemas inteligentes de ar condicionado e medidas de poupança de água são partes integrantes do conceito de estádio moderno. A nova arena servirá como local multifuncional para jogos de futebol, eventos internacionais, shows e eventos culturais. A integração de tecnologia de ponta, incluindo conexões de internet de alta velocidade e experiências interativas para os torcedores, também está planejada para aumentar ainda mais o apelo do estádio.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Tal como acontece com outras instalações desportivas em todo o mundo, o foco está em práticas sustentáveis. A tendência é afastar-se dos estádios convencionais de betão e aproximar-se de arenas energeticamente eficientes que possam servir de modelos para o desenvolvimento urbano sustentável. A pressão social dos adeptos, dos meios de comunicação social e das ONG reforça a necessidade de tomar medidas amigas do ambiente e de reduzir as emissões de CO₂. O RB Leipzig não quer apenas cumprir os requisitos aqui, mas também estabelecer novos padrões.
Uma casa de contêineres em Cottaweg será usada temporariamente para a final da Conference League em 27 de maio de 2026 e será então desmontada. Além disso, está prevista uma expansão da pequena área de formação até meados de 2027, com investimentos de pelo menos 3 milhões de euros. A partir da temporada 2027/2028, o edifício principal da Red Bull Arena será reformado de acordo com a tecnologia, sem restringir os processos organizacionais. Além disso, a arena será uma das sedes do Campeonato Europeu feminino em casa em 2029, para o qual também serão disponibilizados milhões de euros de dois dígitos.
A procura de uma área de substituição para um recinto de feiras municipal é apoiada pelo RB Leipzig, com declaração vinculativa da cidade prevista para o início de 2026. Estas medidas demonstram o compromisso do clube em assumir não só a responsabilidade desportiva, mas também social e em contribuir para o desenvolvimento regional.