Rani e Savani: Começaram uma nova fase de vida no Zoológico de Munique!
Rani e Savani, elefantes do Zoológico de Leipzig, mudam-se para Hellabrunn, em Munique. Acostumar-se e novos desafios o aguardam.

Rani e Savani: Começaram uma nova fase de vida no Zoológico de Munique!
Em 20 de maio de 2025, houve uma mudança significativa no Zoológico de Leipzig: a elefante Rani, de 15 anos, e sua filha Savani, de 2 anos, tiveram que se mudar para o Zoológico Hellabrunn, em Munique, devido a tensões internas em seu rebanho. De acordo com o Zoológico de Leipzig, o transporte correu bem e tanto Rani quanto Savani puderam explorar seus novos bairros à vontade. Os tratadores de confiança acompanharam os elefantes e permaneceram no local durante os primeiros dias para fornecer segurança (thueringen24.de).
A realocação de Rani e Savani foi realizada por recomendação do Programa Europeu para Espécies Ameaçadas (EEP). Tendo em conta as crescentes tensões entre Rani e outros elefantes, especialmente as vacas líderes Kewa e Astra, a decisão foi tomada para garantir uma integração social ideal. A situação não era considerada ideal para os animais do rebanho, então Rani e Savani tiveram que ser entregues em Munique (zoo-leipzig.de).
Casa nova e instalação
Ao chegarem a Munique, Rani e Savani se encontram em um novo ambiente composto pelos elefantes Otto, Temi, Mangala e Gajendra. A aclimatação ocorre com cuidado e sob observação atenta da equipe de cuidado dos animais. De acordo com o diretor do zoológico, Rasem Baban, a adaptação suave é uma prioridade, já que tanto Rani quanto Savani estão gradualmente se acostumando ao novo grupo de elefantes Hellabrunner. Nos próximos anos, o objetivo do EEP é que Rani e Savani construam sua própria matrilinhagem (zoo-leipzig.de).
De acordo com relatórios recentes, Rani e Savani se adaptaram bem. Os tratadores do Zoológico de Leipzig receberam feedback positivo sobre a condição dos dois animais. A nova série documental “Elephant, Tiger & Co” acompanha a aclimatação dos dois elefantes. No episódio 1131, que foi ao ar pela primeira vez em 6 de junho de 2025, Bull Otto mostra interesse em Rani enquanto Savani encontra novos meio-irmãos em Munique. (thueringen24.de).
Planos familiares e futuro
Os tratadores de Munique já manifestaram os seus desejos para o futuro de Rani, que, apesar da tenra idade de 15 anos, poderá ter a oportunidade de dar à luz mais animais jovens. O interesse de Bull Gajendra pelo jovem elefante foi particularmente destacado. Há esperança de que Rani possa se tornar avó em alguns anos, quando Savani for mais velha (thueringen24.de).
Em resumo, pode-se dizer que a mudança de Rani e Savani não representa apenas uma nova fase da vida dos elefantes, mas também define o rumo para um desenvolvimento positivo dentro do EEP. Os próximos meses e anos oferecerão insights perspicazes sobre a vida dos dois elefantes e a sua integração na nova estrutura do rebanho.
 
            