Protestos por Maja T.: Serviços de emergência na sombra da casa elenco!

Protestos por Maja T.: Serviços de emergência na sombra da casa elenco!

Em 15 de julho de 2025, o debate sobre Maja T., uma pessoa não binária que está em isolamento na Hungria há mais de onze meses entrou em foco novamente. Antes do estúdio da cidade principal do ZDF, em Berlim, ocorreu um protesto no qual, segundo a polícia, entre 10 e 14 pessoas encapuzadas participou. Essa ação deve chamar a atenção para as controversas condições de detenção e esclarecer o papel da mídia no caso. The participants wanted to get into conversation with ZDF employees and hand over a video about Maja T. before they left the site, shortly before the emergency services arrived, as MDR.

Em Leipzig, havia uma montagem espontânea de ativistas da esquerda em frente a um edifício vazio em Bernhardstraße 28. Sob o lema "Solidariedade com o elenco caseiro de Bernhardstraße 28", os banners protestantes anexados à parede da casa. A reunião foi pacífica com até 70 participantes. A polícia realizou uma busca no prédio por volta das 10h da manhã, mas nenhuma pessoa estava presente. Uma investigação foi iniciada contra a solução de problemas contra o desconhecido.

A situação de Maja T. na Hungria

As ações de protesto são uma reação à difícil situação de Maja T., que foi entregue à Hungria pelas autoridades alemãs no final de junho de 2024. Maja T. é acusado de crimes graves de agressão e é acusado de estar envolvido em ataques a grupos extremistas de direita em Budapeste. Em um país em que processos justos e condições humanas são questionadas, Maja T. já esteve por trás de vários ataques de fome como um protesto contra as condições de sua detenção. Maja T. descreveu em uma explicação pessoal retirada da proximidade humana, violência psicológica e falta de luz solar.

Ela está em isolamento na Hungria desde que foi entregue e está em um estado crítico de saúde depois de anunciar uma greve de fome. O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Johann Wadephul (CDU), expressou preocupações semelhantes e gostaria de trabalhar para melhores condições de detenção. Enquanto isso, o pai de Maja T. chamou o Ministério das Relações Exteriores federais para chegar ao fim do isolamento e a organizar um retorno à Alemanha.

Críticas às autoridades e política

O debate sobre Maja T. também é aquecido pelas níveis críticas de Denis Kuhne, chefe do departamento da LKA. Em uma entrevista com o "Leipziger Volkszeitung", Kuhn expressou visões controversas sobre a situação na Hungria e falou de uma "reversão do papel-vitim". Essas declarações se reuniram com a contradição do político Juliane Nagel, do_link, que apontou que a Hungria não era mais um estado constitucional, o que também é comprovado pelas instituições da UE e pela Casa da Liberdade. Nagel também se referiu aos fundos congelados da UE para a Hungria devido à falta do estado de direito.

A situação permanece tensa, enquanto os manifestantes de Berlim e Leipzig chamam a atenção para as condições, das quais Maja T. sofre. As negociações entre o governo alemão e o governo húngaro continuam, enquanto a esperança de melhorar suas condições.

Details
OrtBernhardstraße 28, 04288 Leipzig, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)