Novo compartilhamento de bicicletas em Leipzig: pedale com flexibilidade até o final de 2025!
As novas estações de partilha de bicicletas em Leipzig melhorarão a mobilidade e apoiarão iniciativas de transporte sustentável até ao final de 2025.

Novo compartilhamento de bicicletas em Leipzig: pedale com flexibilidade até o final de 2025!
Em Leipzig, a oferta de partilha de bicicletas está a ser significativamente expandida com uma nova estação em Post Mockau. A iniciativa faz parte de uma colaboração entre a Leipziger Verkehrsbetriebe (LVB) e a nextbike, que decorrerá numa fase piloto até ao final de 2025. Mais de 30 estações de aluguer adicionais serão criadas para oferecer aos passageiros uma alternativa de mobilidade flexível e amiga do ambiente. Este projeto é apoiado por financiamento federal e visa facilitar a mudança para bondes e ônibus, especialmente para os passageiros da cidade. Ahoi Leipzig informa que estas medidas visam não só simplificar a mobilidade, mas também promover a utilização do transporte público.
O registro é gratuito para usar o sistema de compartilhamento de bicicletas. No entanto, é necessário um depósito de 1 euro para verificar a conta; esse valor é usado como crédito de aluguel. O processo de aluguel é facilitado ao digitalizar um código QR na bicicleta por meio do aplicativo nextbike. Uma função especial permite aos usuários pausar a viagem sem encerrar o aluguel. Durante o intervalo o aluguel será cobrado continuamente. As devoluções são gratuitas nas ruas não coloridas ou nas estações, enquanto na zona amarela há um custo adicional de 1 euro. As bicicletas também podem ser devolvidas em Schkeuditz, o que aumenta ainda mais a flexibilidade. Nextbike criou um sistema fácil de usar que melhora significativamente a mobilidade na cidade.
Oportunidades de crescimento no mercado europeu de partilha de bicicletas
O mercado de partilha de bicicletas na Europa apresenta um crescimento impressionante. Em 2024, as iniciativas de mobilidade sustentável deverão continuar a ganhar importância. De acordo com o relatório “Shared Ambition 2024” da Cycling Industries Europe (CIE), uma frota de 270.000 bicicletas nas cidades europeias poderia poupar 270.000 toneladas de CO₂ anualmente. Segundo o relatório, cidades como Paris e Antuérpia lideram em viagens por 1.000 habitantes. Um factor crucial de sucesso para a partilha de bicicletas é o tamanho da frota; Recomenda-se pelo menos 50 bicicletas por 10.000 habitantes para otimizar o uso. Connected Cycle destaca o potencial significativo que existe na expansão de frotas e no investimento em infraestrutura.
A combinação de ofertas flexíveis e apoio estratégico da cidade de Leipzig ajuda a garantir que o modelo de partilha de bicicletas não só se torna parte da mobilidade urbana, mas também desempenha um papel fundamental na descarbonização e numa política de mobilidade ativa. A abordagem adaptativa em Leipzig também poderia servir de modelo para outras cidades introduzirem medidas semelhantes.
 
            