Competição de corrida de batata em Dretzel: uma competição para jovens e idosos!
Experimente a tradicional competição de corrida de batata em Dretzel no dia 18 de setembro de 2025. Diversão para jovens e idosos, competição e culinária regional.

Competição de corrida de batata em Dretzel: uma competição para jovens e idosos!
No sábado, 18 de setembro de 2025, a tradicional competição de corrida de batata acontecerá em Dretzel, distrito de Genthin. Este evento único permite aos participantes mergulhar no passado e vivenciar como era a colheita da batata há 100 anos. A competição oferece algo para jovens e idosos e, portanto, é muito popular. O evento começa às 12h. e há um caminho designado para o campo, bem como um serviço de transporte para proporcionar aos visitantes um transporte confortável. Os interessados podem competir em equipe de três ou individualmente para tirar o máximo de batatas do solo em três minutos. Radiosaw relata que o evento é competitivo e divertido e é direcionado especificamente a todas as faixas etárias.
No ano passado, a competição de rastreamento de batatas foi um grande sucesso, com os participantes colhendo impressionantes 1.370,2 quilogramas de batatas. O mundo da trasfega de batatas transforma-se de uma atividade extenuante em uma divertida atividade de lazer. Helga Strength, que compareceu pela primeira vez, disse que se sentiu com os pés no chão e se divertiu muito com o evento. Walter Wandt, um participante experiente, participa da competição há muitos anos e agora desempenha o papel de espectador. O evento atrai cada vez mais interessados, mesmo que o número de matrículas escolares tenha diminuído sensivelmente. Volksstimme mostra que os organizadores oferecem assentos onde os visitantes podem relaxar tomando café, bolo e comida saudável.
Competição e participantes
Na última competição participaram dez equipas, sendo sete equipas masculinas, três femininas como titulares individuais e três equipas infantis. As regras permaneceram inalteradas durante anos: são contabilizados os ganhos durante o tempo de rack de três minutos. Marina Conradi acompanhou o tempo e informou ao público sobre o andamento da competição. Um time popular é o clube juvenil Dretzel I, cujos membros Tino Krüger, Laura Thiem e Kim Buhtz competem em uniformes de competição fornecidos pelo clube local do corpo de bombeiros. Laura Thiem explicou que vem de Dretzel e tem orgulho de participar nesta competição.
Destaca-se especialmente a equipa de Mützeler, que trouxe consigo uma mascote - o burro Lilli e o seu potro Kucki. O agricultor Thiem, que fornece o campo, expressou o seu respeito pelos jovens participantes que não só assistem à trasfega, mas também se tornam activos. A equipe Edeka é considerada iniciante e já tem planos de usar as batatas colhidas na sopa do próximo festival da batata.