Operação em grande escala em Leipzig: alarme falso no prédio e novos incêndios descobertos!
Em Lößnig houve um alarme falso num edifício alto; Os bombeiros e os serviços de resgate estiveram no local e não houve feridos.

Operação em grande escala em Leipzig: alarme falso no prédio e novos incêndios descobertos!
Na manhã de sexta-feira, 20 de junho de 2025, houve um alarme de incêndio em um prédio de apartamentos no distrito de Lößnig, em Leipzig. O corpo de bombeiros recebeu relatos de fumaça intensa na estrutura do telhado e enviou vários veículos de emergência para a Hans-Otto-Straße. No local, os serviços de emergência prepararam aparelhos de respiração enquanto um bombeiro se aproximava da estrutura do telhado por meio de uma escada de resgate. Mas nenhum fogo foi encontrado; O alarme acabou sendo um alarme falso causado por obras sob a estrutura do telhado. Felizmente não houve feridos, embora uma ambulância maltesa também estivesse no local para estar de prontidão em caso de necessidade. A situação foi rapidamente controlada e os serviços de emergência conseguiram concluir a operação sem mais incidentes.
Por volta das 12h15, os bombeiros e o serviço de resgate foram chamados novamente para Komarowstrasse 2 em Mockau. Um incêndio foi relatado lá, mas acabou sendo menos dramático. Um estudante esvaziou um extintor de pólvora sem motivo aparente, o que disparou o alarme. A polícia prestou queixa sobre uso indevido do auxílio emergencial.
Fogo em Probstheida
Para evitar hipotermia para os moradores evacuados, a empresa de transporte público de Leipzig disponibilizou um ônibus. Os bombeiros usaram aparelhos de respiração e água extintora para combater as chamas no porão e ventilaram o corredor afetado. Foi particularmente desafiador resgatar um morador que não conseguiu mais escapar de seu apartamento devido à fumaça e foi levado para um local seguro com uma escada giratória. A operação durou até cerca de 2h, antes que os serviços de emergência permitissem que os moradores voltassem para suas casas.
A polícia iniciou uma investigação sobre a causa do incêndio, enquanto o departamento de investigação criminal obteve pistas. De acordo com relatos da mídia, a utilização de um investigador de incêndio também está sendo examinada, uma vez que o incêndio causou danos materiais significativos e tornou inabitável pelo menos uma unidade residencial. Cerca de 40 bombeiros e cerca de 20 funcionários dos serviços de emergência estiveram envolvidos na operação e a investigação está em curso.
Mais informações sobre o incidente em Lößnig podem ser encontradas em Dia 24, enquanto Blick.de fornece muitos detalhes sobre os eventos em Probstheida.