Metrô de Colônia: KVB lança ofensiva contra moradores de rua e drogas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

KVB lança ofensiva de segurança e limpeza contra moradores de rua e problemas com drogas nas estações de metrô de Colônia.

KVB startet Sicherheits- und Sauberkeitsoffensive gegen Obdachlosigkeit und Drogenproblematik an Kölner U-Bahn-Stationen.
KVB lança ofensiva de segurança e limpeza contra moradores de rua e problemas com drogas nas estações de metrô de Colônia.

Metrô de Colônia: KVB lança ofensiva contra moradores de rua e drogas!

A empresa de transportes de Colónia (KVB) enfrenta cada vez mais desafios nas suas paragens de metro. De acordo com relatórios atuais, entre 40 e 45 moradores de rua podem ser encontrados na parada Appellhofplatz nas primeiras horas da manhã. É aqui que os problemas mudam: os sem-abrigo passam a noite nas enfermarias, consomem drogas e deixam lixo para trás, o que agora levanta preocupações de segurança significativas. A presidente do conselho da KVB, Stefanie Haaks, disse que a agressão contra funcionários e passageiros aumentou. Isto também perturbou os pais, que expressaram preocupações sobre a segurança dos seus filhos no caminho para a escola.

Neste contexto, a KVB lançou uma ofensiva abrangente de segurança e limpeza. Entre outras coisas, estão previstos possíveis encerramentos noturnos das paragens entre as 2h e as 5h, a fim de acalmar a situação. Um projeto piloto na Appellhofplatz pretende testar esta medida. Além disso, as medidas que já foram implementadas estão a ter impacto. Desde Março, têm sido realizadas visitas regulares conjuntas com a polícia e o gabinete de ordem pública, onde os sem-abrigo são apresentados a ofertas de ajuda.

Abordagens e medidas inovadoras

A KVB planeja usar agentes de limpeza especiais com microorganismos para eliminar odores desagradáveis, principalmente de urina e fezes. Além disso, os intervalos de limpeza em paradas problemáticas, como Neumarkt e Ebertplatz, serão reduzidos. O objetivo é melhorar visivelmente as condições de higiene. Outro passo inovador: No futuro, “equipas de gestão de passageiros” serão implantadas em seis distritos, a fim de aumentar a presença e resolver rapidamente as queixas.

Estas equipas desempenharão um papel importante, pois não só manterão contacto com passageiros e autoridades, mas também responderão ativamente aos problemas existentes. Durante a estação fria, a KVB também planeja acompanhar os moradores de rua para fora das enfermarias a partir das 5h e oferecer-lhes assistência, como ônibus para abrigos de emergência. Um projeto adicional é a criação de uma “sala de aquecimento” em um barramento KVB.

Fortalecer a cooperação com a cidade e uma sensação de segurança

Procura-se também uma abordagem em rede: a KVB coopera estreitamente com a polícia, os serviços de ordem pública e os trabalhadores de rua, a fim de intensificar as patrulhas conjuntas. Haaks descreve os problemas prementes e enfatiza a importância de uma resposta mais rápida a estes desafios. No entanto, o sucesso das medidas dependerá em grande parte da forma como forem implementadas e se os 1,5 milhões de euros aprovados estão realmente disponíveis para o projeto.

O novo conceito KVB entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026, sendo a melhoria da segurança e da qualidade de vida em Colônia a principal prioridade. Com estas medidas, o KVB espera oferecer aos passageiros um ambiente seguro e apoiar os sem-abrigo afetados. O objetivo é claro: um equilíbrio harmonioso entre segurança e apoio para todos que utilizam o metrô de Colônia.