Tour de domingo no Museu Lindenau: redescobrir a história da arte!”

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente um passeio gratuito de domingo ao Museu Lindenau em 26 de outubro de 2025, que lançará luz sobre a história da proveniência após 1945.

Erleben Sie am 26. Oktober 2025 eine kostenfreie Sonntagsführung im Lindenau-Museum, die die Provenienzgeschichte nach 1945 beleuchtet.
Experimente um passeio gratuito de domingo ao Museu Lindenau em 26 de outubro de 2025, que lançará luz sobre a história da proveniência após 1945.

Tour de domingo no Museu Lindenau: redescobrir a história da arte!”

No domingo, 26 de outubro de 2025, o Museu Lindenau em Altenburg convida você para um passeio especial de domingo às 14h. Sob o título "Bem-vindo ao lar! – Compras de Altenburg pelo Museu Lindenau depois de 1945", a pesquisadora de proveniência Marianne Lose conduz a exposição, que trata das compras de Altenburg e da região após a Segunda Guerra Mundial. O evento é gratuito e acontece na Kunstgasse 1. Através deste passeio, o museu gostaria de fornecer informações sobre o seu trabalho e enfatizar a importância da transparência e do processamento no trabalho museológico moderno, especialmente no que diz respeito à relevância histórica das obras de arte.

As novidades feitas durante a gestão do diretor Hanns-Conon von der Gabelentz incluem pinturas e trabalhos em papel. O significado histórico e histórico da arte destas obras é sustentado pelo tema da investigação da proveniência, que trata da origem das obras de arte, do mercado de arte após 1945, bem como das redes e legados pessoais.

O papel da pesquisa de proveniência

O Museu Lindenau está ativamente envolvido na pesquisa de proveniência, que visa verificar o acervo do museu em busca de possíveis confiscos devido à perseguição nazista. Isto é feito como parte do projeto Lindenau21PLUS, que visa lançar luz sobre os contextos de injustiça da zona de ocupação soviética e da RDA. O trabalho de investigação pretende ajudar a identificar obras de arte cujos proprietários anteriores foram perseguidos durante o Nacional-Socialismo. Essas pessoas muitas vezes tiveram que vender suas propriedades abaixo do valor para financiar sua partida ou para sobreviver.

A pesquisa de proveniência não se concentra apenas em chegar a um acordo com o passado nazista. Eles também oferecem a oportunidade de reconstruir as biografias dos objetos das obras de arte, o que leva a uma melhor compreensão da arte e da história cultural. Desta forma, são determinadas datas e contextos das obras e trazidos à luz detalhes interessantes sobre os artistas.

Desafios e soluções

A devolução de bens culturais confiscados em consequência da perseguição nazi continua a ser uma questão complexa. Na Declaração Conjunta de 1999, os governos federal, estadual e local comprometeram-se a identificar esses bens culturais e a localizar herdeiros. As medidas podem incluir compensação financeira, divulgação da história de perseguição ou devolução dos objetos. No entanto, as leis de restituição após a Segunda Guerra Mundial levaram a apenas alguns regressos, especialmente na zona de ocupação soviética e na RDA, onde não foi fornecida compensação por perdas de propriedade.

A Lei de Propriedade (VermG) antes da reunificação pretendia proporcionar alívio, mas foi apenas parcialmente eficaz devido aos prazos apertados. A investigação da proveniência no Museu de Lindenau dá, portanto, um importante contributo para o esclarecimento da história das obras de arte e das circunstâncias em que chegaram à posse do museu.

A próxima visita é uma oportunidade para os interessados ​​aprenderem mais sobre esses tópicos e obterem informações sobre o trabalho em andamento do Museu Lindenau. O evento sublinha a importância de aceitar a história e a responsabilidade que os museus têm hoje em tornar o passado transparente e refleti-lo.