Futuro digital: Leipzig-Lindenau inicia projeto de infraestrutura religiosa!
A paróquia de Leipzig-Lindenau-Plagwitz está a lançar um projeto de infraestrutura digital para promover a colaboração, as doações e a sustentabilidade.

Futuro digital: Leipzig-Lindenau inicia projeto de infraestrutura religiosa!
A paróquia de Leipzig-Lindenau-Plagwitz iniciou um ambicioso projeto para melhorar a sua infraestrutura digital. O objetivo é criar um ambiente de trabalho sustentável e moderno para funcionários em tempo integral e voluntários. Os planos do projeto incluem a criação de uma WLAN poderosa, a criação de um sistema de servidor central e o desenvolvimento de uma plataforma baseada na Web que será usada tanto para colaboração interna como para relações públicas externas. Isto é relatado pelo EKD.
Será dada especial atenção à promoção de novas formas de missão e financiamento, incluindo doações digitais. Além disso, será criada uma rede de convidados para facilitar o acesso à comunidade e o contato com os eventos comunitários de pessoas que não estão envolvidas na igreja. Este projeto pioneiro está a ser financiado com 94.753 euros do fundo de inovação digital.
Desafios da transformação digital
A infraestrutura digital é considerada um elemento fundamental para a implementação de tecnologias digitais e uma transformação sustentável da sociedade. Neste contexto, o Sociedade civil digital que as actuais infra-estruturas digitais muitas vezes não são sustentáveis. O crescente consumo de energia em centros de dados e redes, bem como as más condições na produção de componentes eletrónicos representam grandes desafios. Muitos dispositivos muitas vezes não são reparáveis e causam alto impacto ambiental.
A visão para 2030 prevê conferências online com impacto neutro no clima, apoiadas por soluções de código aberto. O objetivo é certificar todos os data centers na Alemanha com o selo ambiental “Blue Angel” e garantir que os novos data centers sejam operados exclusivamente com energia renovável. Estas medidas não são apenas ecologicamente necessárias, mas também cruciais para a aceitação social das infra-estruturas digitais modernas.
Conservação de recursos como estratégia futura
A fim de criar um panorama digital sustentável, os especialistas do movimento da sociedade civil apelam, entre outras coisas, a infra-estruturas digitais que poupem recursos e à normalização do hardware em toda a UE. A ideia do direito à reparação também desempenha um papel central. Isto garantiria que os utilizadores tivessem uma escolha real entre ofertas suportadas por anúncios e ofertas pagas quando utilizassem os seus dispositivos, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de recursos.
No geral, o projeto da paróquia de Leipzig-Lindenau-Plagwitz mostra uma possibilidade emocionante de como a transformação digital pode abordar não apenas desafios computacionais, mas também sociais e ecológicos. É um exemplo de como as comunidades podem avançar em direção a um futuro sustentável e digitalmente habilitado.