Avistamento de alces inspira Großpösna: animal raro que se perdeu!
Avistamentos de alces em Leipziger Land: Um jovem touro foi avistado em Großpösna. Os especialistas aconselham manter uma distância ecológica.

Avistamento de alces inspira Großpösna: animal raro que se perdeu!
Na manhã de 16 de outubro de 2025, um evento natural notável foi observado na área de Leipzig. Marc Thenau, um fisioterapeuta de 53 anos e caçador apaixonado, descobriu um alce próximo à Naunhofer Landstrasse em Großpösna por volta das 7h50. A princípio ele pensou que fosse um acidente de trânsito, mas logo percebeu que era um animal magnífico. Ele gravou a cena com seu celular, mantendo uma boa distância para não incomodar o novilho.
Thenau estimou a idade do alce em cerca de 1,5 a 2 anos. O touro parece ter sido abandonado e procura um novo território. Janosch Leeb, especialista do distrito florestal de Leipzig, confirmou que não era incomum que alces fossem avistados em trânsito ou à procura de um parceiro. O alce moveu-se em direção a Großpösna e possivelmente mais para Oberholz. Durante o mesmo período já houve dois avistamentos de alces na Floresta Naunhofer no ano passado.
Frequência de avistamentos de alces
Este avistamento é o segundo avistamento de alces na Saxônia em 2023, após o famoso encontro de verão com o alce “Elwira” no norte da Saxônia. A maioria dos alces avistados na Saxônia vem da Alta Lusácia e do distrito de Görlitz, migrando principalmente de regiões da Europa Oriental. Leeb enfatizou que os avistamentos na área de Leipzig são extremamente raros e são feitas recomendações para ter cautela para não perturbar o animal. Tais avistamentos também devem ser relatados aos caçadores responsáveis ou ao departamento de monitoramento de alces da TU Dresden.
Houve vários relatos de alces na área nas últimas semanas. Mandy Lichthorn, outra observadora, relatou um alce correndo pela estrada perto de Königshain. Um alce também foi avistado perto de Ludwigsdorf, na área de Görlitz. Michael Striese, especialista em avistamentos de alces, documentou esses eventos e observou que o alce também foi avistado na área de treinamento militar perto do Neisse. Além disso, na terça-feira foi relatado um rastro de alce perto de Görlitz, assim como avistamentos anteriores no sul do distrito, por exemplo, perto de Eibau e Leutersdorf.
A redescoberta do alce na região de Leipzig e na Alta Lusácia ilustra o interesse crescente pelos animais selvagens e pela sua distribuição. Incentiva os amantes da natureza e os residentes locais a participarem ativamente na observação e proteção destes animais fascinantes.