O enorme sistema solar térmico de Leipzig: 26 GWh de calor do sol!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Ritter XL Solar concluiu o sistema térmico solar em grande escala em Lausen-Grünau com 13.200 coletores, o que reduzirá as emissões de CO2.

Ritter XL Solar hat die solarthermische Großanlage in Lausen-Grünau mit 13.200 Kollektoren fertiggestellt, die CO2-Emissionen reduzieren wird.
A Ritter XL Solar concluiu o sistema térmico solar em grande escala em Lausen-Grünau com 13.200 coletores, o que reduzirá as emissões de CO2.

O enorme sistema solar térmico de Leipzig: 26 GWh de calor do sol!

A Ritter XL Solar deu um passo significativo na transição energética ao concluir a instalação do sistema solar térmico de grande escala em Leipzig. Hoje, 18 de junho de 2025, foi instalado o último coletor no distrito de Lausen-Grünau. Este sistema inovador consiste em 13.200 coletores de tubos de vácuo altamente desenvolvidos do tipo XL 19/49, que estão instalados em uma área de 14 hectares. O comissionamento final da central está previsto para o início de 2026, o que marca mais uma etapa no caminho para um fornecimento de energia sustentável.

Os coletores da Ritter XL Solar possuem área total de 4,94 metros quadrados e são equipados com espelhos CPC capazes de captar a luz solar difusa. Isto é particularmente importante porque a área de abertura útil dos coletores é de 4,5 metros quadrados. Esta tecnologia otimiza a produção de energia, principalmente em dias com insolação irregular.

Tecnologia e eficiência dos coletores

Os coletores de tubos de vácuo são alojados em tubos de vidro de parede dupla equipados com placas condutoras de calor cheias de líquido. Este vácuo reduz significativamente a perda de calor, uma vez que não há ar entre o absorvedor e a placa de cobertura, o que também impede o movimento e o arrefecimento do ar. O vácuo garante um isolamento ideal sem perdas por convecção e transmissão. O calor gerado pela energia acumulada é direcionado para uma unidade de armazenamento de calor, onde fica disponível para uso conforme a necessidade. Esses coletores são particularmente eficazes no suporte ao aquecimento e no fornecimento de calor de processo na indústria, mesmo em altas temperaturas.

Outra característica notável dos coletores é o refletor atrás dos tubos de vácuo, que aumenta significativamente o desempenho na radiação difusa. Os coletores também apresentam uma vantagem especial: são montados 20 centímetros mais alto, o que pode promover não só a eficiência, mas também a biodiversidade da área de instalação. O nível total de vedação da área é de apenas 0,01% com base na área do coletor.

Benefícios ecológicos e perspectivas futuras

O novo sistema fornecerá cerca de 26 gigawatts-hora de calor anualmente e terá um pico de produção térmica de cerca de 41 megawatts. No verão, pode cobrir cerca de 20% das necessidades diárias de calor de Leipzig. Isto leva a uma redução significativa na utilização de combustíveis fósseis e evita assim cerca de 7.160 toneladas de emissões de CO2 por ano. A utilização de água como meio de transferência de calor desde 2004, em vez de fluido solar, também demonstra uma abordagem amiga do ambiente.

A tecnologia de controlo totalmente automático do sistema permite um controlo eficiente e baseado nas necessidades, o que aumenta ainda mais a usabilidade e eficiência do calor fornecido, o que é de grande importância nos dias de hoje.

No geral, a entrada em funcionamento deste sistema solar térmico de grande escala em Leipzig representa um projeto importante no contexto da transição energética e mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir para a redução das emissões de CO2 e para a promoção de um futuro energético sustentável. Mais informações sobre os coletores podem ser encontradas em Solarthermie-Info.