O maior sistema solar térmico de Leipzig: Turbo de calor verde para a cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O maior sistema solar térmico da Alemanha está sendo construído no distrito de Lausen-Grünau, em Leipzig, e fornecerá aquecimento urbano a partir de maio de 2026.

Im Leipziger Stadtteil Lausen-Grünau entsteht Deutschlands größte Solarthermie-Anlage, die ab Mai 2026 Fernwärme liefern soll.
O maior sistema solar térmico da Alemanha está sendo construído no distrito de Lausen-Grünau, em Leipzig, e fornecerá aquecimento urbano a partir de maio de 2026.

O maior sistema solar térmico de Leipzig: Turbo de calor verde para a cidade!

Nos últimos anos, a expansão dos sistemas solares térmicos tornou-se mais importante na Alemanha. Esta tecnologia poderá dar um contributo decisivo para a descarbonização do fornecimento de aquecimento urbano. O maior sistema solar térmico do país, com uma potência máxima de 41 megawatts, está actualmente a ser construído no distrito de Lausen-Grünau, em Leipzig. A Leipziger Stadtwerke investiu 40 milhões de euros no projecto, dos quais 16 milhões de euros vieram de financiamento, como Repórter climático relatado.

O novo sistema utilizará tubos de revestimento plástico que proporcionam excelente isolamento térmico. A água quente com temperatura de 60 graus Celsius é transportada para os coletores, onde é aquecida até 113 graus. O calor aí obtido é então repassado através de um sistema de tubulações até um prédio técnico, onde é transferido para trocadores de calor. O comissionamento deste sistema térmico solar em grande escala está previsto para maio de 2026. No verão, espera-se que cubra um quinto das necessidades de aquecimento urbano de Leipzig, mas isto corresponde apenas a cerca de dois por cento em média para o ano.

Potencial de energia solar térmica

O instituto de pesquisa Steinbeis Solites descreve que existem atualmente 61 redes de aquecimento solar na Alemanha com uma produção máxima total de 121 megawatts. O que é particularmente interessante é que a área total de coletores das redes de aquecimento solar poderá potencialmente ser duplicada até ao final de 2025. Existem atualmente 13 campos coletores adicionais com um total de 153.000 metros quadrados de área coletora em construção ou em planeamento. A aceleração dos processos de aprovação poderia apoiar este processo, como Energia renovável enfatizou.

Dirk Mangold, diretor científico da Solites, enfatiza que é necessário um crescimento mais forte do mercado para explorar o potencial da energia solar térmica. Os especialistas do projeto SolnetPlus consideram a nova lei de planeamento térmico, que entrou em vigor no início de 2024, como um passo importante para dar um novo impulso à energia solar térmica ligada à rede.

Condições de enquadramento político

O planeamento térmico municipal desempenha um papel central no desenvolvimento de redes de calor solar. O objetivo é ajudar a identificar e resolver a concorrência de uso em um estágio inicial. De referir também que o financiamento federal para redes de aquecimento eficientes está disponível até Setembro de 2028, o que poderá apoiar ainda mais a expansão de tais projectos. O Prognos assume que a energia solar térmica em grande escala teria de produzir quatro milhões de megawatts-hora de aquecimento urbano anualmente, a fim de converter completamente o fornecimento de calor em energias renováveis ​​até 2045.

Globalmente, pode dizer-se que a energia solar térmica na Alemanha enfrenta um ponto de viragem decisivo, que está a ser favorecido tanto pelos avanços tecnológicos como pelas condições de enquadramento político. A necessária expansão e a aprovação acelerada dos sistemas de aquecimento solar são factores essenciais para atingir os objectivos definidos para o fornecimento de calor amigo do ambiente. Em resumo, pode-se dizer que a duplicação das áreas coletoras até 2025 tornou-se realista, o que poderia representar um desenvolvimento significativo para a transição energética.