Festival KUMBRA: Diversidade cultural no distrito de Burgenland conquista corações
O Leão Hartmann organiza o festival de literatura KUMBRA em Burgenlandkreis, que oferece uma variedade de eventos inclusivos até dezembro.

Festival KUMBRA: Diversidade cultural no distrito de Burgenland conquista corações
O festival de literatura KUMBRA no distrito de Burgenland, organizado por Lion Hartmann, gestor cultural do Gabinete de Educação, Cultura e Desporto, está prestes a atingir os seus destaques. O festival, que acontece de agosto a dezembro em vários locais no coração da Saxônia-Anhalt, reúne um grande número de atores culturais e baseia-se no lema: “alguns tornam-se muitos e muitos tornam-se uma narrativa cultural comum”.
Hartmann, que vive no distrito de Burgenland desde 2015 e está intensamente envolvido com a paisagem cultural regional, criou mais de 60 eventos com o Festival KUMBRA que visam tornar a diversidade cultural tangível para todos os cidadãos. A inauguração acontecerá no dia 5 de setembro de 2025 no Capitólio em Zeitz com a conhecida autora Peggy Patschke. A leitura de Ronald Reng e um evento no Tribunal Regional Superior de Naumburg com cenário dos “Sonetos de Moabit” também serão destaques da programação.
Ofertas inclusivas para todos
Um foco particular está na inclusão. O festival trabalha em estreita colaboração com o coordenador de educação cultural e o representante distrital de Burgenland para pessoas com deficiência e visa criar uma grande variedade de ofertas literárias. Isto inclui também a integração de projetos como o projeto do FSE “Gestão da Participação Local” e a “Aliança Local para Pessoas com Demência”.
Também estão previstas leituras especiais de livros em linguagem simples, que serão oferecidas paralelamente à tradução em língua de sinais. Como parte dessas leituras, o livro “Honey in the Head” será apresentado no dia 23 de novembro de 2024 na Galerie im Schlösschen em Naumburg. Outro evento acontecerá no dia 3 de dezembro de 2024 no Museu Lützen, onde será apresentado o livro “Pretty Best Friends”. Uma palestra infantil do ativista da inclusão Raúl Krauthausen, onde ele e Adina Herrmann apresentarão o livro “Quando Ela conquistou o espaço”, também está marcada para 12 de novembro de 2024 no Arche Nebra. Todos os eventos são gratuitos e sem barreiras.
Desafios e perspectivas culturais
Apesar do desenvolvimento positivo, Hartmann também vê desafios: Desde a queda do Muro, o desmantelamento de estruturas a tempo inteiro tem sido um problema persistente que tem dificultado o desenvolvimento de estruturas culturais regionais. É necessária uma maior comunicação sobre a acessibilidade e o conteúdo da cultura, a fim de alcançar e promover mais pessoas.
O apoio da administração e de atores políticos que demonstram compreensão cultural motiva Hartmann em seu trabalho. Os numerosos voluntários que moldam a vida cultural da região são outros parceiros cruciais para o sucesso do festival.
O festival de literatura KUMBRA oferece, portanto, uma plataforma que vai muito além da literatura e dá uma importante contribuição para o networking e inclusão cultural no distrito de Burgenland.
Informações adicionais sobre a programação e eventos estão disponíveis no site oficial do festival www.kumbra.de disponível.