Arte e encontros: Estúdio móvel anima a colônia de artistas de Holzhausen!
Um “estúdio móvel” será oferecido em Holzhausen am Ammersee até 19 de julho, com projetos de arte para todas as faixas etárias.

Arte e encontros: Estúdio móvel anima a colônia de artistas de Holzhausen!
No Lago Ammersee, a colônia de artistas de Holzhausen está de volta, reunindo amantes da arte e a população local. A pitoresca Casa Malek na Ammerseestraße 19 será utilizada como “Estúdio Móvel” até 19 de julho, um projeto organizado e financiado pela Fundação Cultural JES, apoiado pelo Ministério da Ciência e Arte e pelo município de Utting. Como o Mercúrio relata, o estúdio foi inaugurado recentemente com uma noite festiva, acompanhada musicalmente por Monika Drasch e Carolin Völk. O prefeito Florian Hoffmann elogiou a iniciativa e incentivou os dois artistas convidados a levarem seus trabalhos para a comunidade.
O projeto visa criar um ponto de encontro e convidar a população a se envolver com a arte contemporânea. As duas artistas, Lara Werth e Hanna Kuster, oferecem uma variedade de dias de projetos para todas as faixas etárias. Werth, que também faz sucesso nos esportes como campeão mundial amador de boxe tailandês, formou-se na Academia de Arte de Düsseldorf em 2024. Kuster, inspirado nas memórias de infância e nos contatos interpessoais, trabalha como artista freelancer e educador artístico.
Eventos oferecidos no estúdio móvel
Vários eventos estão planejados na Malek House, direcionados a diferentes grupos-alvo. Programas especiais como “After-Work Art” no dia 13 de junho a partir das 17h. às 19h, “Esporte encontra Arte” com Lara Werth no dia 14 de junho, das 11h às 13h. e “Arte, Café e Bolo para Idosos” no dia 22 de junho a partir das 15h. às 17h será oferecido. Outro destaque são as “Oficinas Artísticas Pais-Filhos”, no dia 6 de julho, que acontecerão em dois blocos, das 10h às 12h. e 15h. às 17h A série termina com um “finissage” no dia 19 de julho, a partir das 16h.
Um olhar para a história
Por volta de 1900, Holzhausen am Ammersee era o centro de uma animada colônia de artistas, influenciada principalmente pela Art Nouveau contemporânea. Muitas das casas-estúdio sobreviveram até hoje. Um passeio previsto para o dia seguinte levará os interessados, numa distância de cerca de 3 km, até às casas dos artistas que ainda existem. Os visitantes podem, entre outras coisas, visitar o estúdio de Mathias e Anne-Sophie Gasteiger. Outras paradas incluem as casas de Eduard Thöny e Clara Ewald. O passeio termina no cemitério alto da igreja local de Santo Ulrich, onde foram sepultados muitos artistas da colônia. A duração do passeio varia entre 2 e 4 horas e é adequado para grupos de 1 a 25 pessoas. O ponto de encontro é no Künstlerhaus Gasteiger na Eduard-Thöny-Straße 43 em Utting. Detalhes sobre preço e personalização podem ser organizados por acordo, como Passeio de arte notas.