Exercício conjunto entre o serviço de resgate aquático e o corpo de bombeiros: resgate no Lago Starnberg!
O serviço de resgate aquático e o corpo de bombeiros de Holzhausen praticam juntos no Lago Starnberg para otimizar as medidas de resgate e garantir a segurança.

Exercício conjunto entre o serviço de resgate aquático e o corpo de bombeiros: resgate no Lago Starnberg!
No belo Lago Starnberg, o serviço de resgate aquático de Wolfratshausen e o corpo de bombeiros de Holzhausen realizaram recentemente um exercício conjunto para otimizar seus processos e tempos de resposta em caso de emergência. Este exercício realiza-se regularmente entre o início de maio e o final de setembro, aos fins de semana e feriados, e é de grande importância para os serviços de emergência. O serviço de resgate aquático atua na estação de resgate aquático de Schwaiblbach, na margem leste do Lago Starnberg, e é responsável pelo atendimento médico em terra, bem como pela assistência na água, especialmente em caso de incêndio em barcos, enquanto o corpo de bombeiros de Holzhausen é o corpo de bombeiros mais próximo e é alertado sobre tais operações.
Como parte do exercício, a bomba portátil do corpo de bombeiros foi carregada em um barco enquanto o primeiro barco saía para resgatar pessoas. A distribuição clara de tarefas é uma parte central da colaboração: o serviço de resgate aquático cuida de barcos e embarcações, enquanto o corpo de bombeiros é responsável pela extinção de incêndios. Quase 20 serviços de emergência participaram do último exercício. O processo incluiu instrução sobre coletes salva-vidas, uso em dois barcos, funcionamento da bomba e troca de equipe. Para minimizar o risco de tropeçar, foram utilizadas mangueiras mais curtas. O acionamento da bomba e o jato de água pelas mangueiras acopladas também estavam no plano de exercícios. O entusiasmo dos participantes mostra que este exercício é considerado um dos mais valiosos. Relatórios de Mercúrio sobre esta campanha de sucesso.
Desafios no Lago Starnberg
A importância de tais exercícios torna-se ainda mais clara quando se consideram os recentes acontecimentos trágicos no Lago Starnberg: dois jovens banhistas morreram afogados nos últimos dias. Walter Kohlenz, chefe de serviço na estação de resgate aquático em Possenhofen, relatou que as operações de resgate ocorreram em condições difíceis. A primeira chamada de emergência foi recebida no centro de controle de Fürstenfeldbruck pouco depois das 13h30. O bote salva-vidas de Kohlenz estava na água apenas 30 segundos após a chamada de emergência.
Um homem de 32 anos que pulou na água com o companheiro e cinco filhos não conseguiu se manter à tona e foi resgatado por outros velejadores. Embora a ressuscitação cardiopulmonar imediata tenha sido iniciada, o homem morreu posteriormente. Durante esta operação de resgate, recebeu uma segunda chamada de emergência sobre uma pessoa desaparecida. O grupo de resposta rápida “Mergulho” e cães detectores de água foram imediatamente mobilizados para busca. Um estudante de 23 anos que pulou na água com amigos também perdeu as forças e não pôde ser resgatado. A busca pelo estudante continua e os serviços de emergência presumem que ele esteja morto. O jornal da noite relatou este trágico incidente.
O Lago Starnberg, que tem até 128 metros de profundidade, apresenta condições difíceis, principalmente em termos de clima, visibilidade e correntes. Kohlenz enfatiza que tais operações nunca deveriam se tornar rotina. Para evitar futuros acidentes, o serviço de resgate aquático recomenda entrar na água de forma controlada quando as temperaturas estiverem altas para evitar problemas circulatórios. Outras dicas de segurança incluem evitar álcool, supervisionar crianças, usar coletes salva-vidas e evitar nadar à noite.