Heerdt em transição: 98% de economia de energia através de novas luzes LED!
A conversão de 180 lanternas a gás no assentamento de Grünau em lâmpadas LED com eficiência energética em Heerdt foi concluída.

Heerdt em transição: 98% de economia de energia através de novas luzes LED!
A conversão de lampiões a gás históricos em Düsseldorf está progredindo. Em fevereiro de 2023, a cidade de Düsseldorf começou a mudar para luzes modernas e energeticamente eficientes. Cerca de 180 dos 250 lampiões a gás planeados nos distritos de Heerdt, Lörick e ruas adjacentes em Oberkassel já foram convertidos em lâmpadas LED eléctricas. O assentamento de Grünau, cujas obras já foram concluídas, é particularmente bem-sucedido. A conversão também inclui as ruas Alt Heerdt, Pestalozzistraße, Heerdter Sandberg e Nibelungenstraße. A Stadtwerke Düsseldorf está a executar estas medidas em nome da cidade e os planos fazem parte de um conceito abrangente para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões.
Feedback importante foi recebido em 22 de maio de 2025, quando representantes da cidade explicaram o progresso. As novas luzes LED caracterizam-se por uma redução significativa no consumo de energia: o consumo por ponto de luz cai de 4.565 kWh para apenas 75 kWh anuais. Isto corresponde a uma economia de energia de até 98%. As luminárias a gás atualmente têm carga conectada de 1.100 watts, enquanto os novos modelos requerem apenas 18 watts. Com um volume de investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, excluindo as contribuições dos residentes, dá-se um contributo significativo para a neutralidade climática da cidade.
Retrofit e proteção de monumentos
A conversão do lampião a gás gera polêmica. Düsseldorf já converteu 200 lampiões a gás para tecnologia LED, mas há discussões sobre proteção de monumentos. Porque estas luzes estão protegidas desde setembro de 2020. A forma externa deveria ser mantida durante a conversão, que exigiu a aprovação da Associação Regional da Renânia, uma vez que esta já havia apresentado uma objeção. No futuro, quase todos os cerca de 13.600 lampiões a gás da cidade serão afectados pela conversão até 2035, o que significa que aspectos da lei de protecção de monumentos também devem ser tidos em conta.
A proteção dos monumentos é crucial para a imagem do desenvolvimento urbano e pode também contribuir para a promoção dos objetivos climáticos. Conforme afirmado no site de preservação de monumentos, os monumentos não são apenas edifícios históricos, mas também podem contribuir para a poupança de energia e conservação de recursos. A conversão não só reduz o consumo de energia, como também promove a vida útil e a reutilização das infraestruturas existentes, como os lampiões a gás.
Feedback da população
No entanto, há resistência entre partes da cidadania. Alguns moradores sentem falta da luz especial das lâmpadas a gás e da identidade histórica associada à cidade. As lâmpadas a gás são parte integrante da paisagem urbana, especialmente nos bairros históricos. Existem muitas opiniões no debate sobre modernização versus preservação da tradição, e a administração municipal respondeu fornecendo aos residentes informações abrangentes e educando-os sobre as mudanças antes do início da construção.
O progresso destes projectos de conversão também será monitorizado pelos serviços públicos municipais, e o feedback positivo ajudará a tornar os passos futuros no planeamento e implementação ainda mais equilibrados.
Ao mudar para a moderna tecnologia LED, Düsseldorf não só planeia reforçar a protecção climática, mas também tornar a cidade sustentável para desafios futuros.