Campeonato Mundial em Tóquio: destaque do atletismo em setembro!
O Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 acontecerá em Tóquio, de 13 a 21 de setembro, com atletas de ponta e lotação total de espectadores.

Campeonato Mundial em Tóquio: destaque do atletismo em setembro!
Preparativos para o dia 20 Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio, no Japão, estão em pleno andamento. O evento acontecerá de 13 a 21 de setembro de 2025 no novo Estádio Nacional, construído especificamente para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Após o desafio imposto pela pandemia de COVID-19, a comunidade atlética volta com a expectativa de que as arquibancadas fiquem lotadas após as últimas Olimpíadas de 2021 terem sido realizadas sem espectadores. Tóquio sediará esses prestigiados campeonatos pela segunda vez, tendo sediado o evento em 1991.
A decisão de selecionar Tóquio como local foi tomada em 14 de julho de 2022, durante a 228ª sessão da Associação Mundial de Atletismo em Eugene, Oregon, EUA. Tóquio recebeu a pontuação mais elevada em quatro critérios de avaliação, enquanto outros candidatos, como Nairobi, Singapura e Silésia (Polónia), não obtiveram o contrato. Um aniversário especial também será comemorado: a Associação Japonesa de Atletismo (JAAF) celebrará seu 100º aniversário em 2025.
Atletas de destaque e perspectivas alemãs
O Campeonato Mundial reunirá os melhores atletas de atletismo do mundo, incluindo nomes conhecidos como Armand Duplantis, da Suécia, no salto com vara, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh, no salto em altura, e o norueguês Jakob Ingebrigtsen, nas médias e longas distâncias. O lituano Mykolas Alekna também deverá competir no disco, enquanto o nigeriano Tobi Amusan competirá nos 100m com barreiras.
A seleção alemã tem competições cruciais nas próximas semanas. O Campeonato Alemão, que acontecerá em Dresden, de 31 de julho a 3 de agosto, servirá como decisão preliminar para as vagas de titular da Copa do Mundo. Nesta temporada, vários atletas já estabeleceram novos recordes alemães: Konstanze Klosterhalfen (TSV Bayer 04 Leverkusen) na longa distância, Robert Farken (SG Motor Gohlis-Nord Leipzig) nos 1.500 m, Christopher Linke (SC Potsdam) na caminhada de 35 km e Frederik Ruppert (LAV Stadtwerke Tübingen) na barreira de 3.000 m.
A expectativa pelo Mundial de Tóquio já é perceptível e os atletas se preparam intensamente para este ponto alto do ano do atletismo. Torcedores de todo o mundo acompanharão as competições com entusiasmo, na esperança de ver seus favoritos ao vivo no Estádio Olímpico.