CSD Leipzig 2023: Milhares celebram pela liberdade e pelos direitos humanos
Leipzig celebrou o CSD 2023 com mais de 10.000 participantes, um símbolo de liberdade e direitos humanos, inspirado em 1989.

CSD Leipzig 2023: Milhares celebram pela liberdade e pelos direitos humanos
No sábado, 28 de junho de 2025, o Christopher Street Day (CSD) aconteceu em Leipzig sob o lema “Vamos ficar aqui!” em vez de. Este lema foi uma homenagem à Revolução Pacífica de 1989, que mudou o país para sempre. Mais de 10 mil pessoas participaram das comemorações, destacando a importância e a coesão da comunidade LGBTQIA+ na cidade. No ano passado, o CSD teve de enfrentar perturbações por parte de várias centenas de contramanifestantes de direita, mas este ano permaneceu pacífico durante toda a manifestação, como informou a polícia. Os organizadores sublinharam que o CSD representa a liberdade, a democracia e os direitos humanos, valores que também integraram no lema deste ano.
Mais de 50 eventos diferentes aconteceram em Leipzig em torno do evento. A bandeira arco-íris, símbolo do movimento de emancipação, foi hasteada na Nova Câmara Municipal para tornar visível a diversidade e os direitos das pessoas LGBTQIA+. O ponto alto do CSD, tradicionalmente o último dia com um comício na Augustusplatz, foi acompanhado por uma colorida procissão pela cidade. Este dia também comemora os acontecimentos de 28 de junho de 1969 em Nova York, quando a polícia invadiu o bar Stonewall Inn, dando início ao moderno movimento LGBTQIA+. Além disso, o primeiro CSD na Alemanha Oriental teve lugar em Leipzig, em 1992, estabelecendo um marco importante para o movimento na região.
Momentos históricos em Leipzig
Desde a Revolução Pacífica de 1989, muitos acontecimentos importantes em Leipzig têm estado em foco. Uma data particularmente marcante é 9 de Outubro de 1989, quando os cidadãos saíram corajosamente às ruas e sinalizaram um protesto pacífico contra o regime da RDA. Para assinalar este importante momento, foram divulgados 21 minutos de vídeo documentando a manifestação, que marcou o início de uma série de mudanças na RDA. A peculiaridade dessas gravações reside no fato de terem sido gravadas secretamente durante a era Stasi. Para tanto, os cineastas usaram uma fuga secreta pelos telhados de Prenzlauer Berg para escapar da vigilância da Stasi. Por fim, encontraram um local adequado na torre da igreja da Igreja Reformada para filmar a multidão.
A atmosfera nesta noite crucial foi caracterizada por gritos de “Nós somos o povo” e a determinação pacífica dos manifestantes dominou os cineastas. Depois que as gravações foram transmitidas pela televisão ocidental, o significado destes acontecimentos tornou-se claro, apresentando o surgimento de uma nova era para a RDA. Historiadores e testemunhas contemporâneas apontam o dia 9 de outubro como um momento decisivo que inspirou muitas pessoas em Leipzig e não só. A reflexão sobre estes desenvolvimentos e desafios sociais continuará provavelmente a ter um lugar permanente na história alemã e na memória colectiva, enquanto os eventos do CSD em Leipzig são um sinal do quão longe a sociedade avançou.