As obras estão a causar enormes restrições ferroviárias entre Leipzig e Dresden!
A linha ferroviária Leipzig-Dresden foi fechada em 23 de junho de 2025 devido a obras. Transporte de substituição significa tempos de viagem mais longos e desculpas.

As obras estão a causar enormes restrições ferroviárias entre Leipzig e Dresden!
Os viajantes de trem entre Leipzig e Dresden terão que se preparar para restrições massivas nos próximos dias. Hoje foram anunciados os detalhes do fechamento total da linha ferroviária entre Oschatz e Wurzen. As obras, que começam no dia 23 de junho, às 21h. e dura até às 17 horas do dia 29 de junho, é necessária para realizar substituições de interruptores e garantir um tráfego ferroviário confiável no longo prazo. Durante este período, o tráfego de longa distância será significativamente afetado, o que significa que muitos comboios terão de ser redirecionados ou totalmente cancelados. De acordo com um relatório de Sächsische.de Por exemplo, as paradas em Riesa, Dresden-Neustadt e na estação principal de Dresden para os trens ICE entre Wiesbaden e Dresden não estarão mais disponíveis.
Além dos fechos, existem extensas ofertas de substituição. Os ônibus IC são usados para a conexão entre Leipzig e Dresden, mas os passageiros devem esperar extensões de tempo de viagem de até 90 minutos. A partir de 27 de junho, também será necessário um desvio dos trens ICE entre Erfurt e Leipzig, o que também resultará em tempos de viagem mais longos.
Restrições ao transporte local
O transporte local também é severamente afetado pelas obras. Os trens da linha S3 foram cancelados entre Borsdorf, Wurzen e Oschatz, enquanto o RE50 não circula mais entre Wurzen e Oschatz. Para acomodar os viajantes, será organizado um serviço de ônibus de substituição ferroviária. Esses ônibus circulam a cada duas horas entre a Estação Central de Leipzig e a Estação Central de Dresden e levam cerca de duas horas para cobrir a rota sem nenhuma parada entre elas. A primeira partida dos ônibus em Dresden é às 7h05 e a última às 17h05. Em Leipzig, os serviços de ônibus começam entre 8h40 e 18h40.
Segundo os responsáveis da Pro Bahn, as críticas à substituição do transporte são altas e claras. A associação de passageiros descreve o conceito de substituição como inadequado, especialmente no que diz respeito aos desvios no transporte de longa distância e nas ligações do autocarro RE50. Há chamadas para ônibus diretos que oferecem a comodidade do transporte de longa distância, bem como para melhor informação aos passageiros.
Outros canteiros de obras e desenvolvimentos
Além das obras em curso entre Leipzig e Dresden, também haverá restrições devido às obras de construção de pontes na Turíngia nas próximas semanas. Esta obra durará entre 26 de junho e 12 de julho e afetará inúmeras linhas ICE, o que significa que aqui também devem ser esperadas longas extensões de tempo de viagem. As conexões entre Leipzig, Halle e Erfurt são particularmente afetadas, pois também podem ser mais lentas em até 60 minutos devido a desvios.
A situação dos viajantes ferroviários na Saxônia, Turíngia e Saxônia-Anhalt não é nada fácil. Com um máximo de cinco autocarros articulados para serviços de substituição e informação insuficiente aos passageiros, a associação de passageiros Pro Bahn vê a Deutsche Bahn como tendo a obrigação de fazer melhorias o mais rapidamente possível e de proporcionar aos passageiros uma melhor experiência de viagem. Mais informações e atualizações sobre este tópico estão disponíveis aqui MDR.de assim como Sächsische.de encontrar.