20 anos de despedida digna: Crianças Borboleta homenageadas em Leipzig

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba mais sobre os enterros dignos para crianças-borboleta em Leipzig e o grupo de trabalho de apoio.

Erfahren Sie mehr über die würdevollen Beisetzungen für Schmetterlingskinder in Leipzig und den unterstützenden Arbeitskreis.
Saiba mais sobre os enterros dignos para crianças-borboleta em Leipzig e o grupo de trabalho de apoio.

20 anos de despedida digna: Crianças Borboleta homenageadas em Leipzig

Na Alemanha existe uma regulamentação legal que não exige que os pais de crianças que nasceram mortas antes da 24ª semana de gravidez as enterrem. Por isso, o grupo de trabalho Butterfly Children Leipzig foi fundado em 2003 para dar a estas crianças uma despedida digna. O primeiro enterro ocorreu em 2005 no cemitério de Leipzig-Lindenau e foi apoiado por funerárias, paróquias, particulares, organizações e pelo Hospital Universitário de Leipzig (*UKL*). Desde então, o grupo de trabalho estabeleceu-se como uma instituição importante na região, que há 20 anos enterra crianças natimortas em Leipzig e arredores, que de outra forma não seriam enterradas pelos seus familiares.

Anja Wendisch, uma enfermeira pediátrica dedicada no UKL, desempenhou um papel central na fundação do grupo de trabalho e enfatiza a importância de uma despedida digna. “Muitos pais inicialmente mostram pragmatismo e não pensam no enterro, mas depois querem um lugar para lamentar e saber onde seu filho foi enterrado”, explica Wendisch. O grupo de trabalho realiza enterros três vezes por ano no chamado Jardim de Repouso Infantil Borboleta. Em média, ali são enterradas entre 500 e 700 crianças, provenientes dos institutos de patologia da área onde foram mantidas e examinadas.

Luto e apoio

A morte de um feto atinge muitos pais despreparados e com muita força. Muitas vezes os pais têm pouco tempo e lembranças juntos, o que torna o luto ainda mais difícil. As pessoas afetadas muitas vezes experimentam sentimentos de incompreensão por parte de pessoas de fora e sentem desamparo e medo. Embora não haja obrigação de enterro para crianças com peso ao nascer inferior a 500g, os pais têm direito ao enterro. O enterro individual é possível, mas às suas próprias custas.

Um enterro comunitário gratuito no “Jardim da Paz para Crianças Borboletas” está disponível como alternativa para as famílias afetadas e é financiado por doações. O grupo de trabalho “Butterfly Children” também conta com o envolvimento de indivíduos e instituições como o UKL para continuar a manter a oferta. Este jardim especial e tranquilo também oferece um local protegido para luto, memórias e encontros com outros pais afetados. Mais informações estão disponíveis on-line em www.schutterlingskinder-leipzig.de encontrar.

Convite para a comemoração do aniversário

Uma celebração de aniversário do grupo de trabalho acontecerá no final do verão. Este evento pretende dar aos interessados ​​a oportunidade de conhecer melhor o grupo de trabalho e saber mais sobre o importante trabalho que tem sido realizado desde a sua fundação em 2003. O grupo de trabalho pretende criar entendimento entre os familiares sobreviventes das crianças borboletas e dar a estas crianças especiais um lugar na família.

Em resumo, pode-se dizer que a iniciativa do Grupo de Trabalho Butterfly Children é uma parte indispensável do apoio ao luto em Leipzig. Através de enterros dignos, o grupo de trabalho não só dá um importante contributo para a memória das crianças falecidas, mas também oferece às famílias afectadas o apoio necessário numa das fases mais difíceis da sua vida. O Hospital Universitário de Leipzig e a Associação de Hospices de Leipzig também enfatizam o importante papel que esta instalação desempenha no apoio àqueles que estão em luto.